PRÁXIS TRANSFORMADORA E FORMAÇÃO DE PEDAGOGO
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 3842 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 486 "inscrito_id" => 1822 "titulo" => "PRÁXIS TRANSFORMADORA E FORMAÇÃO DE PEDAGOGO" "resumo" => "A pesquisa em andamento discorre acerca da formação de professores, no Curso de Pedagogia, sob o prisma de uma práxis transformadora. Analisa a formação do pedagogo no seio das complexas contradições entre prática e teoria. A investigação propõe estabelecer as diferenças entre teoria, prática e práxis, compreendendo a importância de avaliar, sob a ótica da Filosofia da Práxis, o conflito entre praticismo e teoricismo presente na formação do pedagogo. Para tal investigação, adota como tratamento metodológico a reflexão crítico-dialética por meio da pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. A pesquisa recorre especialmente às contribuições de Vázquez, Gramsci e Duarte, para assim fundamentar suas categorias e conceitos. O trabalho do pedagogo surge como elemento especial de consciência e ação efetivadas na práxis educativa emancipatória. Nesta perspectiva a práxis transformadora torna-se imprescindível na formação de professores, pois possui essência crítica necessária para fundamentar o trabalho docente." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 21 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA" "palavra_chave" => "TEORIA&PRÁTICA, PRÁXIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1822_f5c2d301518d6ee055876791b7fbff71.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KALIANE QUARESMA PARNAIBA" "autor_nome_curto" => "KALIANE PARNAIBA" "autor_email" => "kalianepar@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 3842 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 486 "inscrito_id" => 1822 "titulo" => "PRÁXIS TRANSFORMADORA E FORMAÇÃO DE PEDAGOGO" "resumo" => "A pesquisa em andamento discorre acerca da formação de professores, no Curso de Pedagogia, sob o prisma de uma práxis transformadora. Analisa a formação do pedagogo no seio das complexas contradições entre prática e teoria. A investigação propõe estabelecer as diferenças entre teoria, prática e práxis, compreendendo a importância de avaliar, sob a ótica da Filosofia da Práxis, o conflito entre praticismo e teoricismo presente na formação do pedagogo. Para tal investigação, adota como tratamento metodológico a reflexão crítico-dialética por meio da pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. A pesquisa recorre especialmente às contribuições de Vázquez, Gramsci e Duarte, para assim fundamentar suas categorias e conceitos. O trabalho do pedagogo surge como elemento especial de consciência e ação efetivadas na práxis educativa emancipatória. Nesta perspectiva a práxis transformadora torna-se imprescindível na formação de professores, pois possui essência crítica necessária para fundamentar o trabalho docente." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 21 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA" "palavra_chave" => "TEORIA&PRÁTICA, PRÁXIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1822_f5c2d301518d6ee055876791b7fbff71.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KALIANE QUARESMA PARNAIBA" "autor_nome_curto" => "KALIANE PARNAIBA" "autor_email" => "kalianepar@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }