MACHADO, Mácio Nunes et al.. A dialética do trabalho: educação ou opressão?. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/3777>. Acesso em: 28/12/2024 06:17
Este estudo se configura como um desdobramento da pesquisa em andamento Políticas Públicas em Educação Profissional: Uma análise do trabalho como princípio educativo. O objetivo é analisar a categoria trabalho a partir de duas perspectivas divergentes e contraditórias; de um lado o trabalho que educa, forma e organiza toda a vida humana, e de outro, o trabalho que escraviza, explora e aliena o trabalhador. A análise busca responder a seguinte questão-problema: em que condições materiais o trabalho pode ser educativo em um determinado contexto e opressor em outro? É uma investigação bibliográfica e a metodologia de base materialista, histórico-dialética. A compreensão das contradições inerentes à categoria trabalho necessariamente passa por um viés histórico, pois ao longo da história da humanidade, este assumiu características diferenciadas das configurações presentes no capitalismo. A dialética que alterna essência e fenômeno aplicado ao trabalho explica a ausência ou presença do principio educativo deste.