O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO DIGITAL
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 3773 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 140 "inscrito_id" => 1180 "titulo" => "O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO DIGITAL" "resumo" => "O ensino de língua foi, por muito tempo, influenciado pelo modelo da gramática tradicional, nessa concepção, a língua se restringia à norma padrão. Nesse sentido, o presente estudo discute sobre o ensino de leitura e escrita na perspectiva do letramento digital, destacando a necessidade de utilizar na prática pedagógica os gêneros digitais, possibilitando aos alunos sua inclusão social e digital, tornando-os sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem. A metodologia baseia na pesquisa bibliográfica, partindo dos teóricos: Marcuschi, Soares e Xavier, entre outros. O estudo aponta que o ensino da língua deve associar ao contexto social, assim, as práticas não devem ser unicamente limitadas aos aspectos normativo-gramaticais da língua. Portanto, defende que o uso dos gêneros textuais/digitais possibilita o entendimento de que toda atividade da comunicação humana perpassa por uma prática de linguagem construída através de textos autênticos, presentes na vida social." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 01 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ESCOLAR" "palavra_chave" => "ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, LETRAMENTO/LETRAMENTO DIGITAL, GÊNEROS TEXTUAIS/DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1180_873222c9e8da898ccd4229de8b577429.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUDMILA CORREIA PIRES" "autor_nome_curto" => "LUDMILA CORREIA" "autor_email" => "ludmila_correia@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 3773 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 140 "inscrito_id" => 1180 "titulo" => "O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO DIGITAL" "resumo" => "O ensino de língua foi, por muito tempo, influenciado pelo modelo da gramática tradicional, nessa concepção, a língua se restringia à norma padrão. Nesse sentido, o presente estudo discute sobre o ensino de leitura e escrita na perspectiva do letramento digital, destacando a necessidade de utilizar na prática pedagógica os gêneros digitais, possibilitando aos alunos sua inclusão social e digital, tornando-os sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem. A metodologia baseia na pesquisa bibliográfica, partindo dos teóricos: Marcuschi, Soares e Xavier, entre outros. O estudo aponta que o ensino da língua deve associar ao contexto social, assim, as práticas não devem ser unicamente limitadas aos aspectos normativo-gramaticais da língua. Portanto, defende que o uso dos gêneros textuais/digitais possibilita o entendimento de que toda atividade da comunicação humana perpassa por uma prática de linguagem construída através de textos autênticos, presentes na vida social." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 01 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ESCOLAR" "palavra_chave" => "ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, LETRAMENTO/LETRAMENTO DIGITAL, GÊNEROS TEXTUAIS/DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1180_873222c9e8da898ccd4229de8b577429.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUDMILA CORREIA PIRES" "autor_nome_curto" => "LUDMILA CORREIA" "autor_email" => "ludmila_correia@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }