SOUSA, Elaine Tayse De et al.. Os indicadores de democratização na escola pública. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/3598>. Acesso em: 27/12/2024 14:39
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo na qual direcionamos nosso olhar para os indicadores de democratização na escola pública. Realizamos uma pesquisa documental e analisamos o Regimento Interno das Escolas Municipais de Campina Grande, Atas e Estatuto do Conselho Escolar além do Projeto Político Pedagógico. Coletamos os dados por meio de observações in loco, entrevista semi estruturada com a gestora da instituição, bem como aplicação de questionários com a comunidade escolar que buscou verificar quais os espaços de participação mesmos nas decisões da escola. A pesquisa objetivou investigar quais os aspectos que constituem uma instituição democrática. Para este fim, fundamentamos a pesquisa em alguns autores, como Paro (1996), Rodrigues (2004), Gadotti & Romão (2004). Percebemos nessa pesquisa as inúmeras características que revelam a presença da democracia, no entanto, nos deparamos também com dificuldades enfrentadas no que se refere à participação efetiva da comunidade na escola.