Artigo Anais V CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA EM UMA FACULDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE

Palavra-chaves: IDOSO, ENVELHECIMENTO, EDUCAÇÃO Pôster (PO) AT-12: Universidades Abertas à Terceira Idade
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34816 "edicao_id" => 76 "trabalho_id" => 738 "inscrito_id" => 133 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA EM UMA FACULDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE" "resumo" => "Introdução:O aumento no número de idosos leva a necessidade de envolvê-los em uma participação social ativa, que possibilite a interação com todos os indivíduos.Nesse contexto a educação popular visa contribuir, de forma positiva, na interação social desse grupo etário, através de um ensino que valorize os saberes prévios dos alunos por meio de diálogos e trocas mútuas de saberes. Objetivo:relatar a experiência vivenciada como monitora em uma faculdade aberta à terceira idade.Metodologia:Trata-se de um projeto de extensão, com vivência em campo. Esse relato se baseia na experiência vivenciada como monitoras de uma Faculdade Aberta a Terceira Idade, no período compreendido entre Março e Novembro de 2015, no município de Petrolina, sertão de Pernambuco. Resultados e Discussão:Devido ao pouco tempo de existência da FATI, o número de alunos eram poucos, porém notava-se um interesse muito grande, frente à nova experiência que iniciavam em suas vidas. As idades dos mesmos variavam entre 50 e 70 anos, eram de classe social diversificada, e a maioria tinha o ensino médio completo, e eram mulheres. Os idosos eram bastante participativos nas aulas, traziam suas experiências relacionadas ao tema em discussão, ou seja, eles não só aprendiam como também ensinavam aos monitores, o que proporcionou um vínculo maior, e aumento no desejo de conhecimento por parte deles, contribuindo assim para melhoramento da autoestima, independência e autonomia. Conclusão:Diante da experiência vivenciada, concluímos que a inserção da pessoa idosa em contextos educacionais é de suma importância para promover uma velhice ativa e bem-sucedida. Todos os idosos relatavam em aula o quão significativa estava sendo a nova fase da vida, e mostrando que não há limite de idade para aprender novos conceitos.Introdução:O aumento no número de idosos leva a necessidade de envolvê-los em uma participação social ativa, que possibilite a interação com todos os indivíduos" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-12: Universidades Abertas à Terceira Idade" "palavra_chave" => "IDOSO, ENVELHECIMENTO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA12_ID133_16102017001828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-09 18:49:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYSA ARLANY DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MAYSA OLIVEIRA" "autor_email" => "maysa.arlany@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-cieh" "edicao_nome" => "Anais V CIEH" "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017" "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg" "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34816 "edicao_id" => 76 "trabalho_id" => 738 "inscrito_id" => 133 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA EM UMA FACULDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE" "resumo" => "Introdução:O aumento no número de idosos leva a necessidade de envolvê-los em uma participação social ativa, que possibilite a interação com todos os indivíduos.Nesse contexto a educação popular visa contribuir, de forma positiva, na interação social desse grupo etário, através de um ensino que valorize os saberes prévios dos alunos por meio de diálogos e trocas mútuas de saberes. Objetivo:relatar a experiência vivenciada como monitora em uma faculdade aberta à terceira idade.Metodologia:Trata-se de um projeto de extensão, com vivência em campo. Esse relato se baseia na experiência vivenciada como monitoras de uma Faculdade Aberta a Terceira Idade, no período compreendido entre Março e Novembro de 2015, no município de Petrolina, sertão de Pernambuco. Resultados e Discussão:Devido ao pouco tempo de existência da FATI, o número de alunos eram poucos, porém notava-se um interesse muito grande, frente à nova experiência que iniciavam em suas vidas. As idades dos mesmos variavam entre 50 e 70 anos, eram de classe social diversificada, e a maioria tinha o ensino médio completo, e eram mulheres. Os idosos eram bastante participativos nas aulas, traziam suas experiências relacionadas ao tema em discussão, ou seja, eles não só aprendiam como também ensinavam aos monitores, o que proporcionou um vínculo maior, e aumento no desejo de conhecimento por parte deles, contribuindo assim para melhoramento da autoestima, independência e autonomia. Conclusão:Diante da experiência vivenciada, concluímos que a inserção da pessoa idosa em contextos educacionais é de suma importância para promover uma velhice ativa e bem-sucedida. Todos os idosos relatavam em aula o quão significativa estava sendo a nova fase da vida, e mostrando que não há limite de idade para aprender novos conceitos.Introdução:O aumento no número de idosos leva a necessidade de envolvê-los em uma participação social ativa, que possibilite a interação com todos os indivíduos" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-12: Universidades Abertas à Terceira Idade" "palavra_chave" => "IDOSO, ENVELHECIMENTO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA12_ID133_16102017001828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-09 18:49:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYSA ARLANY DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MAYSA OLIVEIRA" "autor_email" => "maysa.arlany@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-cieh" "edicao_nome" => "Anais V CIEH" "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017" "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg" "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Introdução:O aumento no número de idosos leva a necessidade de envolvê-los em uma participação social ativa, que possibilite a interação com todos os indivíduos.Nesse contexto a educação popular visa contribuir, de forma positiva, na interação social desse grupo etário, através de um ensino que valorize os saberes prévios dos alunos por meio de diálogos e trocas mútuas de saberes. Objetivo:relatar a experiência vivenciada como monitora em uma faculdade aberta à terceira idade.Metodologia:Trata-se de um projeto de extensão, com vivência em campo. Esse relato se baseia na experiência vivenciada como monitoras de uma Faculdade Aberta a Terceira Idade, no período compreendido entre Março e Novembro de 2015, no município de Petrolina, sertão de Pernambuco. Resultados e Discussão:Devido ao pouco tempo de existência da FATI, o número de alunos eram poucos, porém notava-se um interesse muito grande, frente à nova experiência que iniciavam em suas vidas. As idades dos mesmos variavam entre 50 e 70 anos, eram de classe social diversificada, e a maioria tinha o ensino médio completo, e eram mulheres. Os idosos eram bastante participativos nas aulas, traziam suas experiências relacionadas ao tema em discussão, ou seja, eles não só aprendiam como também ensinavam aos monitores, o que proporcionou um vínculo maior, e aumento no desejo de conhecimento por parte deles, contribuindo assim para melhoramento da autoestima, independência e autonomia. Conclusão:Diante da experiência vivenciada, concluímos que a inserção da pessoa idosa em contextos educacionais é de suma importância para promover uma velhice ativa e bem-sucedida. Todos os idosos relatavam em aula o quão significativa estava sendo a nova fase da vida, e mostrando que não há limite de idade para aprender novos conceitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.