O PROCESSO DE APRENDIZADO EM UMA LIGA INTERDISCIPLINAR
DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Dessa maneira, torna-se imprescindível o\r\n conhecimento sobre essa população, ressaltando as suas particularidades e necessidades, visto que a\r\n senescência é irreversível, sendo o processo longo e lento, que no decorrer os sistemas corporais\r\n perdem a vitalidade de suas funções, com possíveis prejuízos a pessoa idosa. Assim, todos os\r\n setores da sociedade precisam ter embasamento nesse quesito, em especial o setor saúde, pois essa\r\n condição é imprescindível na manutenção do envelhecimento ativo. Com isso, as Universidades\r\n devem atentar para a questão, aprimorando suas técnicas de ensino e formar profissionais\r\n capacitados para lidar com esse público. Esse relato de experiência tem como objetivo explanar\r\n sobre a vivência em um projeto de extensão universitária da Universidade Estadual de Ciências da\r\n Saúde de Alagoas – UNCISAL. Em uma Instituição de Ensino Superior – IES, o estudante cumpre\r\n três pilares durante os anos na graduação, a saber: ensino, pesquisa e extensão. A extensão\r\n Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de\r\n forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. Para a\r\n caracterização de um ação extensionista é necessária a presença do tripé: professor- aluno de\r\n graduação-comunidade. O projeto em questão trata-se da Liga Interdisciplinar de Geriatria e\r\n Gerontologia – LIGG, na qual estudantes de vários cursos da área da saúde, juntamente com dois\r\n professores tutores realizam reuniões quinzenalmente para discutir temas relacionados ao\r\n envelhecimento. 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