O franco crescimento da população idosa no país permite que este grupo se estabeleça na sociedade atual de uma maneira inovadora e ativa despertando desta forma a necessidade de uma assistência em saúde de qualidade. Vale acrescentar que ao se tratar de saúde em todos os seus níveis de complexidade dá-se destaque a atuação do enfermeiro. Entende-se então, no que toca a formação de futuros enfermeiros capazes de prestar um atendimento de qualidade à pessoa idosa, a experiência de monitoria como um instrumento que contribui para avanços do ensino de graduação nesta área. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo principal descrever as atividades desempenhadas por uma monitora da disciplina de INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA DO IDOSO ministrada no curso de Enfermagem da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Campus Arapiraca. A saber, trata-se de um estudo de abordagem descritiva na forma de um relato de experiência, onde mediante os resultados, concluiu-se que as ações de monitoria geraram um ganho para os idosos atendidos, no que toca ao auto cuidado e ao vínculo com a rede de saúde municipal; para os discentes da disciplina tendo em vista que a presença de uma figura de apoio durante os atendimentos despertou o sentimento de conforto e segurança, estreitamento as relações e contribuindo para a produção de novos conhecimentos e reflexões; para a monitora através do aprimoramento do conteúdo teórico, no melhor desempenho no que diz respeito ao contato com alunos, professores, idosos e com profissionais das demais instituições.