Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO EM PARASITOLOGIA COM ESCOLARES, PROFESSORES E MANIPULADORES DE ALIMENTO COMO INFLUENCIADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM E

Palavra-chaves: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, COMUNIDADE Pôster (PO) AT 10 - Saúde: ciência e saberes no Semiárido
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      A extensão universitária é uma forma de interação que existe entre a universidade e a comunidade\r\n
      na qual ela está inserida, traçando um vínculo entre as mesmas a fim de transcender o universo\r\n
      acadêmico e fortalecer uma relação dinâmica entre os sujeitos. A relação universidade/sociedade\r\n
      favorece a superação das condições de desigualdades e exclusão existentes, pois a extensão admite\r\n
      um papel fundamental para com os atores envolvidos, sendo instrumento para a socialização do\r\n
      conhecimento e propagação do serviço da Instituição de Ensino Superior - IES, exercendo sua\r\n
      responsabilidade social e proporcionando uma melhor qualidade na assistência aos sujeitos. Assim,\r\n
      compreende-se que a extensão nas IES, busca promover o desenvolvimento humano e social de\r\n
      alunos, professores, funcionários e comunidade, contribuindo para criar, aperfeiçoar e estabelecer\r\n
      um relacionamento de diálogo permanente e articulado entre a Universidade e a sociedade. Nesta\r\n
      perspectiva que o projeto de extensão: “Ação e Prevenção: Uma avaliação parasitológica em\r\n
      manipuladores de alimentos das escolas públicas do município de Pau dos Ferros - PROEPA”\r\n
      desenvolve suas ações nas escolas públicas de Pau dos Ferros - RN por meio da educação em saúde\r\n
      na prevenção das endoparasitoses, mostrando o enfoque das práticas educativas na prevenção das\r\n
      mesmas. Para tanto, a educação em saúde objetiva criar condições e reflexões para a autonomia do\r\n
      sujeito, adotando-o como ser integrado ao processo ensino- aprendizagem de forma ativa, com\r\n
      capacidade crítica e atuante na sociedade, e principalmente a capacidade de transformá-la. Sendo\r\n
      assim, o processo de educação em saúde permite ao extencionista desenvolver ações que\r\n
      possibilitam abordagens criativas e inovadoras em prol de soluções dos mais diversos problemas,\r\n
      atendendo a diferentes públicos, numa relação dialogal de troca de saberes com a sociedade,\r\n
      integrando setores produtivos e camadas sociais vulneráveis. Desta forma é notória a relevância da \r\n
      extensão universitária na formação acadêmica e profissional, pois o contato com a sociedade\r\n
      permite a construção de mutuo conhecimento, experiências reais para o desenvolvimento do ser\r\n
      profissional. Diante do exposto, o presente relato teve por objetivo analisar a contribuição do\r\n
      PROEPA na formação acadêmica e profissional dos integrantes e egressos do projeto de extensão,\r\n
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

A extensão universitária é uma forma de interação que existe entre a universidade e a comunidade na qual ela está inserida, traçando um vínculo entre as mesmas a fim de transcender o universo acadêmico e fortalecer uma relação dinâmica entre os sujeitos. A relação universidade/sociedade favorece a superação das condições de desigualdades e exclusão existentes, pois a extensão admite um papel fundamental para com os atores envolvidos, sendo instrumento para a socialização do conhecimento e propagação do serviço da Instituição de Ensino Superior - IES, exercendo sua responsabilidade social e proporcionando uma melhor qualidade na assistência aos sujeitos. Assim, compreende-se que a extensão nas IES, busca promover o desenvolvimento humano e social de alunos, professores, funcionários e comunidade, contribuindo para criar, aperfeiçoar e estabelecer um relacionamento de diálogo permanente e articulado entre a Universidade e a sociedade. Nesta perspectiva que o projeto de extensão: “Ação e Prevenção: Uma avaliação parasitológica em manipuladores de alimentos das escolas públicas do município de Pau dos Ferros - PROEPA” desenvolve suas ações nas escolas públicas de Pau dos Ferros - RN por meio da educação em saúde na prevenção das endoparasitoses, mostrando o enfoque das práticas educativas na prevenção das mesmas. Para tanto, a educação em saúde objetiva criar condições e reflexões para a autonomia do sujeito, adotando-o como ser integrado ao processo ensino- aprendizagem de forma ativa, com capacidade crítica e atuante na sociedade, e principalmente a capacidade de transformá-la. Sendo assim, o processo de educação em saúde permite ao extencionista desenvolver ações que possibilitam abordagens criativas e inovadoras em prol de soluções dos mais diversos problemas, atendendo a diferentes públicos, numa relação dialogal de troca de saberes com a sociedade, integrando setores produtivos e camadas sociais vulneráveis. Desta forma é notória a relevância da extensão universitária na formação acadêmica e profissional, pois o contato com a sociedade permite a construção de mutuo conhecimento, experiências reais para o desenvolvimento do ser profissional. Diante do exposto, o presente relato teve por objetivo analisar a contribuição do PROEPA na formação acadêmica e profissional dos integrantes e egressos do projeto de extensão, bem como as sensações percebidas durante as ações executadas e as facilidades e dificuldades.

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