Artigo Anais III CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

ESTÍMULO COGNITIVO E MEMORIZAÇÃO EM IDOSOS ATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO LAR DA PROVIDÊNCIA CARNEIRO DA CUNHA

Palavra-chaves: IDOSO, FISIOTERAPIA, QUALIDADE DE VIDA Relato de Experiência(RE) Aspectos Cognitivos Comportamentais e Sócio-Culturais do Envelhecimento
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Publicado em 15 de junho de 2013

Resumo

INTRODUÇÃO – O estímulo cognitivo é uma poderosa ferramenta para exercitar a memória e outras funções mentais no idoso, principalmente para aqueles acometidos por déficits inerentes a essa fase da vida. Quando realizado em grupo, promove o convívio social e a troca de experiências entre os idosos, promovendo motivação e melhora na qualidade de vida desse grupo. O relato de experiência foi realizado com base na vivência prática, através do componente curricular Estágio Supervisionado II, no período 2013.1, onde presenciamos a necessidade da atuação da Fisioterapia na prevenção e promoção da saúde do idoso, especificamente nas ações voltadas para melhorar a cognição desses indivíduos. OBJETIVOS - O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência acadêmica decorrente da realização de atividades cognitivas voltadas para idosos ativos residentes em uma Instituição de Longa Permanência. MÉTODO – A nossa vivência foi realizada no Lar da Providência Carneiro da Cunha, em João Pessoa - PB, onde foi possível atuar de forma preventiva no tocante a atividades cognitivas e lúdicas em um grupo de idosos ativos. Percebemos que a criação de atividades grupais nesta instituição seria de suma importância para os idosos, podendo assim, aumentar a sociabilidade entre eles, promover a troca de experiências, compartilhar suas dúvidas e melhorar a qualidade de vida dos mesmos. Foram realizadas atividades cognitivas voltadas ao estímulo da linguagem, memória e raciocínio através de dinâmicas, exercícios supervisionados e jogo da memória. Na oportunidade, também foram realizados alongamentos. RESULTADOS – É notável a participação dos idosos envolvidos, onde os momentos de encontro permitem que se estabeleçam laços entre eles e também uma maior independência à medida que estão exercitando a sua cognição. Diante da proposta do componente curricular, pode-se perceber a necessidade da Fisioterapia inserida na atenção à saúde do idoso institucionalizado. CONCLUSÃO – A vivência também fez com que os discentes compreendam a importância de ações preventivas voltadas ao público idoso, especialmente quando esses idosos se encontram institucionalizados, favorecendo assim, o aperfeiçoamento da atuação no campo da Geronto-geriatria. PALAVRAS-CHAVES: Idoso. Fisioterapia. Qualidade de Vida.

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