De um modo geral, o ensino e a aprendizagem vêm sendo prejudicados com o nível vigente da política educacional do país, e inclusive, de forma específica vemos o ensino de Matemática como um dos mais afetados. Esta disciplina, que a maioria dos alunos não encontra sentido na prática, que sob a ocorrência de aprendizado deficitário e ausência de conhecimentos e das competências não encontra eco em sua mente de aprendiz. A Educação Ambiental (EA) contribui para a consolidação desses conhecimentos junto ao aluno e também para a formação cidadã, imprescindível ao indivíduo na contemporaneidade. A proposta contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é de que a EA seja trabalhada como tema transversal a ser inserido nas disciplinas que compõem os currículos das escolas, como expressa nos PCN de Matemática do ensino fundamental. A EA inserida nas escolas seguiu as seguintes etapas: i) preparação de aulas sem e com o tema transversal inserido; ii) preparação de questionários de conteúdo, de sondagem e avaliação para o ensino fundamental e médio; iii) ministração aulas em escolas públicas e privadas sem e com o tema EA inserido, seguido de aplicação de questionários; iv) confecção de planilha de dados para discussão. De forma geral, todas as escolas elegem o português e a Matemática como as disciplinas que menos gostam. Sendo que a disciplina preferida é ciências. Na questão que versa sobre a auto avaliação quanto ao nível de EA, todas as respostas tendem ao nível médio ou alto. E se considerarmos o resultado após a etapa do questionário de avaliação, a grande maioria acredita que é possível introduzir conceitos ou conteúdos, que não os da Matemática, na referida disciplina. Para avaliar o desempenho dos alunos frente ao conteúdo da Matemática tendo a EA inserida recorremos a ferramenta moda, o qual propicia uma análise mais precisa. Os alunos do ensino fundamental (6º ano) da escola pública de Santa Terezinha tiveram melhor desempenho frente a todas as outras. Com respeito ao desempenho dos alunos do ensino médio, verificamos que os estudantes do 1º ano tiveram desempenho equivalente dentre todas as escolas, porém quando analisamos o desempenho dos alunos do 2º e 3º anos, constatamos que o nível de aprendizado na rede privada é superior ao da rede pública de ensino. Portanto, possivelmente, os alunos do ensino médio da rede privada de ensino tiveram maior contato com temas relativos à EA do que os alunos da rede pública, o que acreditamos ser benéfico para a formação cidadã daqueles alunos. Enquanto que, no nível fundamental, precisamente no 6º ano, a escola no município de Santa Terezinha (ex-distrito de Patos-PB) apresentou melhor nível de cidadania, indicado pelo melhor desempenho. Sendo a causa provável, a localização da escola na área rural.