Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

“EU COMECEI A SER VISTA NA ESCOLA ASSIM: A PROFESSORA FEITICEIRA, MACUMBEIRA, A PROFESSORA QUE TRABALHAVA COM VIADAGEM [...]”: ETNIAS E GÊNEROS EM DISCURSO

Palavra-chaves: GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL, ETNIA Comunicação Oral (CO) ET23: GÊNEROS, SEXUALIDADES E RAÇA: ARTICULAÇÕES E INTERSECÇÕES EM ESPAÇOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
0 of 0
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31525 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 809 "titulo" => "“EU COMECEI A SER VISTA NA ESCOLA ASSIM: A PROFESSORA FEITICEIRA, MACUMBEIRA, A PROFESSORA QUE TRABALHAVA COM VIADAGEM [...]”: ETNIAS E GÊNEROS EM DISCURSO" "resumo" => "As discussões sobre as diferenças são consideradas formas de enfrentamentos na sociedade contemporânea em que muitas forças se unem buscando o silenciamento dessas marcas. Assim, o presente trabalho se debruça sobre situações de enfrentamentos, recuos e movimentos realizados por uma professora da rede estadual de educação da Bahia que discute cultura afro-brasileira, diversidade de gênero e sexual em sua prática pedagógica. Esse trabalho tem por objetivo analisar os discursos sobre etnicidade, gênero e sexualidade que emergem do trabalho desenvolvido por essa professora com as questões das diferenças em uma escola periférica. Trata-se de uma investigação qualitativa que se detêm às sensações, movimentos e subjetividades envolvidas nesse processo. Para a produção dos dados foram utilizadas duas formas de entrevistas: narrativa para a professora participante e semiestruturada para a diretora e porteiro da instituição. As observações e vivências do primeiro autor também no campo também constituem aspectos importantes na análise. Esse estudo investe em uma abordagem pós-crítica que amplia as categorias de análises, enquanto na teoria crítica o foco de análise é classe social, na pós-crítica outros marcadores são discutidos como nacionalidade, regionalismo, gênero, sexualidade, etnia, geração, entre outros. Os discursos são analisados segundo a perspectiva foucaultiana. As discussões apresentam os movimentos de investidas e recuos dessa professora e a forma que a comunidade a percebe no que tange às suas discussões sobre aspectos da diferença. É evidente também os processos discriminatórios que ela sofre por discutir essas questões e, sobretudo, por fazer parte de uma religião de matriz africana.As discussões sobre as diferenças são consideradas formas de enfrentamentos na sociedade contemporânea em que muitas forças se unem buscando o silenciamento des" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET23: GÊNEROS, SEXUALIDADES E RAÇA: ARTICULAÇÕES E INTERSECÇÕES EM ESPAÇOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL, ETNIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA23_ID809_18062017140502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONIEL SANTOS FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "RONIEL" "autor_email" => "ronielbiologia@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31525 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 809 "titulo" => "“EU COMECEI A SER VISTA NA ESCOLA ASSIM: A PROFESSORA FEITICEIRA, MACUMBEIRA, A PROFESSORA QUE TRABALHAVA COM VIADAGEM [...]”: ETNIAS E GÊNEROS EM DISCURSO" "resumo" => "As discussões sobre as diferenças são consideradas formas de enfrentamentos na sociedade contemporânea em que muitas forças se unem buscando o silenciamento dessas marcas. Assim, o presente trabalho se debruça sobre situações de enfrentamentos, recuos e movimentos realizados por uma professora da rede estadual de educação da Bahia que discute cultura afro-brasileira, diversidade de gênero e sexual em sua prática pedagógica. Esse trabalho tem por objetivo analisar os discursos sobre etnicidade, gênero e sexualidade que emergem do trabalho desenvolvido por essa professora com as questões das diferenças em uma escola periférica. Trata-se de uma investigação qualitativa que se detêm às sensações, movimentos e subjetividades envolvidas nesse processo. Para a produção dos dados foram utilizadas duas formas de entrevistas: narrativa para a professora participante e semiestruturada para a diretora e porteiro da instituição. As observações e vivências do primeiro autor também no campo também constituem aspectos importantes na análise. Esse estudo investe em uma abordagem pós-crítica que amplia as categorias de análises, enquanto na teoria crítica o foco de análise é classe social, na pós-crítica outros marcadores são discutidos como nacionalidade, regionalismo, gênero, sexualidade, etnia, geração, entre outros. Os discursos são analisados segundo a perspectiva foucaultiana. As discussões apresentam os movimentos de investidas e recuos dessa professora e a forma que a comunidade a percebe no que tange às suas discussões sobre aspectos da diferença. É evidente também os processos discriminatórios que ela sofre por discutir essas questões e, sobretudo, por fazer parte de uma religião de matriz africana.As discussões sobre as diferenças são consideradas formas de enfrentamentos na sociedade contemporânea em que muitas forças se unem buscando o silenciamento des" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET23: GÊNEROS, SEXUALIDADES E RAÇA: ARTICULAÇÕES E INTERSECÇÕES EM ESPAÇOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL, ETNIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA23_ID809_18062017140502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONIEL SANTOS FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "RONIEL" "autor_email" => "ronielbiologia@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

As discussões sobre as diferenças são consideradas formas de enfrentamentos na sociedade contemporânea em que muitas forças se unem buscando o silenciamento dessas marcas. Assim, o presente trabalho se debruça sobre situações de enfrentamentos, recuos e movimentos realizados por uma professora da rede estadual de educação da Bahia que discute cultura afro-brasileira, diversidade de gênero e sexual em sua prática pedagógica. Esse trabalho tem por objetivo analisar os discursos sobre etnicidade, gênero e sexualidade que emergem do trabalho desenvolvido por essa professora com as questões das diferenças em uma escola periférica. Trata-se de uma investigação qualitativa que se detêm às sensações, movimentos e subjetividades envolvidas nesse processo. Para a produção dos dados foram utilizadas duas formas de entrevistas: narrativa para a professora participante e semiestruturada para a diretora e porteiro da instituição. As observações e vivências do primeiro autor também no campo também constituem aspectos importantes na análise. Esse estudo investe em uma abordagem pós-crítica que amplia as categorias de análises, enquanto na teoria crítica o foco de análise é classe social, na pós-crítica outros marcadores são discutidos como nacionalidade, regionalismo, gênero, sexualidade, etnia, geração, entre outros. Os discursos são analisados segundo a perspectiva foucaultiana. As discussões apresentam os movimentos de investidas e recuos dessa professora e a forma que a comunidade a percebe no que tange às suas discussões sobre aspectos da diferença. É evidente também os processos discriminatórios que ela sofre por discutir essas questões e, sobretudo, por fazer parte de uma religião de matriz africana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.