O SER DOCENTE: O EMERGIR DAS SUBJETIVIDADES NA FORMAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA)
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30689 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 207 "inscrito_id" => 759 "titulo" => "O SER DOCENTE: O EMERGIR DAS SUBJETIVIDADES NA FORMAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA)" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo refletir sobre as subjetividades que emergem do Ser docente quando em processo de formação continuada, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se do resultado de um estudo realizado pelas autoras na disciplina “Formação Docente e Docência Online: Subjetividade, Interfaces e Mediação” no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2015.2. Neste contexto, buscou-se na pluralidade dos discursos produzidos por docentes em formação, os indicadores de subjetividades que revelassem a memória e a experiência destes indivíduos em contextos sociais e pedagógicos que dialoguem com sua experiencia de ensinar e aprender em contexto presencial e a distância. Para tanto, o Curso de Especialização em Educação a Distância (EEAD), ofertado pela UNEB em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi escolhido como o contexto de investigação, especificamente na disciplina Metodologia do Ensino Superior. A partir da observação em atividade/tarefa online, as falas, os discursos, as interações, diálogos, ideias, caminhadas, vivências pedagógicas, enfim, movimentos que refletem os sentidos e os conhecimentos construídos do ser docente, ou, o vir a ser, o identificar-se e se reconhecer, por meio de sua própria fala, emergiram, na descrição de seus percursos formativos. A partir dos resultados, constatou-se que a formação docente em AVA, para além das construções da objetividade, pode desvelar o ser docente e favorecer a construção de subjetividades com vista a reconfiguração de relações com novas dinâmicas em ambientes educacionais, bem como uma atuação mediada, afetiva, dialógica e transformadora dos processos de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA" "palavra_chave" => "SUBJETIVIDADES, FORMAÇÃO DOCENTE EM AVA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA14_ID759_19062017162508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA SANTOS CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA CERQUEIRA" "autor_email" => "mcerqueira@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB ) / DMMDC UFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30689 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 207 "inscrito_id" => 759 "titulo" => "O SER DOCENTE: O EMERGIR DAS SUBJETIVIDADES NA FORMAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA)" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo refletir sobre as subjetividades que emergem do Ser docente quando em processo de formação continuada, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se do resultado de um estudo realizado pelas autoras na disciplina “Formação Docente e Docência Online: Subjetividade, Interfaces e Mediação” no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2015.2. Neste contexto, buscou-se na pluralidade dos discursos produzidos por docentes em formação, os indicadores de subjetividades que revelassem a memória e a experiência destes indivíduos em contextos sociais e pedagógicos que dialoguem com sua experiencia de ensinar e aprender em contexto presencial e a distância. Para tanto, o Curso de Especialização em Educação a Distância (EEAD), ofertado pela UNEB em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi escolhido como o contexto de investigação, especificamente na disciplina Metodologia do Ensino Superior. A partir da observação em atividade/tarefa online, as falas, os discursos, as interações, diálogos, ideias, caminhadas, vivências pedagógicas, enfim, movimentos que refletem os sentidos e os conhecimentos construídos do ser docente, ou, o vir a ser, o identificar-se e se reconhecer, por meio de sua própria fala, emergiram, na descrição de seus percursos formativos. A partir dos resultados, constatou-se que a formação docente em AVA, para além das construções da objetividade, pode desvelar o ser docente e favorecer a construção de subjetividades com vista a reconfiguração de relações com novas dinâmicas em ambientes educacionais, bem como uma atuação mediada, afetiva, dialógica e transformadora dos processos de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA" "palavra_chave" => "SUBJETIVIDADES, FORMAÇÃO DOCENTE EM AVA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA14_ID759_19062017162508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA SANTOS CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA CERQUEIRA" "autor_email" => "mcerqueira@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB ) / DMMDC UFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }