Neste trabalho, faço uma incursão teórica sobre sexualidade e narrativas a partir do referencial teórico que dá suporte ao Projeto de Pesquisa intitulado “Narrativas de jovens sobre gênero e sexualidade no currículo da Escola Básica”. A pesquisa teve início em Agosto de 2016, e está sendo desenvolvida em uma Escola Estadual da zona urbana do Município de Abaetetuba-PA. A problematização que orienta o projeto se refere às formas como são produzidas as narrativas por jovens da Escola Básica sobre gênero e sexualidade, como tais narrativas emergem no currículo escolar e como elas se constituem experiências de si para os jovens. O referencial teórico-metodológico no qual este projeto se inscreve pauta-se na perspectiva discursiva e narrativa norteada em alguns conceitos do filósofo francês Michel Foucault, que dará sustentação para melhor se fazer uma investigação das condições históricas que tornaram possível a produção de narrativas por jovens sobre gênero e sexualidade no currículo escolar da Escola Básica. A primeira etapa da pesquisa constituiu-se no estudo das seguintes temáticas; gênero, sexualidade, currículo, juventude e narrativas onde estas voltam-se para o questionamento das narrativas de jovens construídas no currículo escolar sobre gênero e sexualidade. A pesquisa está sendo realizada em uma Escola Estadual localizada no Município de Abaetetuba-PA, no momento a pesquisa encontra-se em andamento, tendo como primeiros resultados , ressalta-se que a partir das narrativas feitas por jovens do ensino médio, é possível problematizar a constituição de gênero e sexualidade desses sujeitos, que tem na contemporaneidade uma gama de espaços-tempos em que o tema é tratado, evidencio sobretudo, quais os debates que os jovens fazem de si mesmos e de suas experiências, envolvendo essas temáticas já mencionadas.