DISCURSOS SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E ETNIA NA ESCOLA: AÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30520 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 256 "inscrito_id" => 510 "titulo" => "DISCURSOS SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E ETNIA NA ESCOLA: AÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho está vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência – PIBID, ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC e à linha de pesquisa Estudo dos processos de produção identitária de modos de subjetivação na contemporaneidade, do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – GEDUERN. Trata-se aqui de uma investigação sobre as diversidades de identidades e como a escola trabalha essas diferenças. Questiona-se, então, “Como se materializam, na escola, os discursos sobre as diversidades dos sujeitos sociais? De que forma os discursos sobre a violência contra a mulher, as relações de gênero, a homossexualidade, as diferenças raciais podem ser trabalhados no ambiente escolar?” Para melhor traçar o percurso da investigação pretendida, com este trabalho, se objetiva analisar os discursos sobre as diversidades identitárias na escola e ainda averiguar a viabilização de ações de incentivo à igualdade de gêneros e raça na sociedade, mais especificamente, na escola. Por meio de ações da equipe PIBID, a temática em questão foi trabalhada através de discussões, debates, produções escritas, encenações, as quais são analisadas à luz das teorias de Foucault (1970; 1988) e também com base em documentos norteadores como os PCNs – Temas transversais (1997) e os Cadernos SECAD (2007). Espera-se que, entre os resultados obtidos, reconheçam-se os papéis da escola na constituição de identidades, no incentivo ao respeito às diferenças, como também nas práticas discursivas que inovam e representam a fragmentação dos sujeitos sociais na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET21: GÊNERO, SEXUALIDADES E JUVENTUDES: TRANSGRESSÕES E NORMATIVIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR" "palavra_chave" => "DISCURSO, GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCOLA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA21_ID510_19062017222147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA HELENA MEDEIROS DA CUNHA TAVARES" "autor_nome_curto" => "LÚCIA HELENA" "autor_email" => "luciahelenamct@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30520 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 256 "inscrito_id" => 510 "titulo" => "DISCURSOS SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E ETNIA NA ESCOLA: AÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho está vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência – PIBID, ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC e à linha de pesquisa Estudo dos processos de produção identitária de modos de subjetivação na contemporaneidade, do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – GEDUERN. Trata-se aqui de uma investigação sobre as diversidades de identidades e como a escola trabalha essas diferenças. Questiona-se, então, “Como se materializam, na escola, os discursos sobre as diversidades dos sujeitos sociais? De que forma os discursos sobre a violência contra a mulher, as relações de gênero, a homossexualidade, as diferenças raciais podem ser trabalhados no ambiente escolar?” Para melhor traçar o percurso da investigação pretendida, com este trabalho, se objetiva analisar os discursos sobre as diversidades identitárias na escola e ainda averiguar a viabilização de ações de incentivo à igualdade de gêneros e raça na sociedade, mais especificamente, na escola. Por meio de ações da equipe PIBID, a temática em questão foi trabalhada através de discussões, debates, produções escritas, encenações, as quais são analisadas à luz das teorias de Foucault (1970; 1988) e também com base em documentos norteadores como os PCNs – Temas transversais (1997) e os Cadernos SECAD (2007). Espera-se que, entre os resultados obtidos, reconheçam-se os papéis da escola na constituição de identidades, no incentivo ao respeito às diferenças, como também nas práticas discursivas que inovam e representam a fragmentação dos sujeitos sociais na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET21: GÊNERO, SEXUALIDADES E JUVENTUDES: TRANSGRESSÕES E NORMATIVIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR" "palavra_chave" => "DISCURSO, GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCOLA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA21_ID510_19062017222147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA HELENA MEDEIROS DA CUNHA TAVARES" "autor_nome_curto" => "LÚCIA HELENA" "autor_email" => "luciahelenamct@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }