DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS DA OFERTA DA DISCIPLINA “EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE – FACES E INTERFACES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR” PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30505 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 221 "titulo" => "DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS DA OFERTA DA DISCIPLINA “EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE – FACES E INTERFACES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR” PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS." "resumo" => "Discutir assuntos relacionados à sexualidade tem se tornado um desafio para os docentes, assim os licenciandos precisam estar preparados para uma orientação correta em sala de aula, sabendo lidar com temas e situações, valores e preconceitos ligados ao sexo. A proposta é relatar as características (carga horária, ementa, objetivos e estratégias) da disciplina “Educação para a sexualidade – faces e interfaces na formação do professor” ofertada para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Seu objetivo é instrumentalizar os discentes em relação aos conteúdos/estratégias de ensino voltados à educação para a sexualidade, possibilitando aplicação mais efetiva dos conteúdos na educação básica e descrever seu cenário de ocorrência durante quatro ofertas. A carga horária teórica é de 45h/a e a prática de 15h/a, totalizando 60h/a, são disponibilizadas 30 vagas anualmente. A oferta foi realizada apenas quatro vezes desde o início do curso em 2009. Considerando o número total de alunos do curso, podemos considerar que apenas 33% demonstraram interesse pela disciplina, 12% dos discentes concluíram a disciplina e 21% fizeram apenas a matrícula, mas nunca frequentaram. Os alunos que começam a frequentar as aulas permanecem e ficam até sua conclusão. A bibliografia consultada, a realidade de oferta da disciplina e os relatos dos alunos que cursaram o componente curricular apontam para a necessidade de disciplinas que foquem na formação docente em consonância com a educação para a sexualidade, pois o licenciando estando apto para trabalhar e lidar com o tema estará preparado para agir em sala de aula em diversas circunstâncias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA35_ID221_11072017145545.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE ACRANI" "autor_nome_curto" => "SIMONE ACRANI" "autor_email" => "simoneacrani@dcb.uftm.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30505 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 221 "titulo" => "DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS DA OFERTA DA DISCIPLINA “EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE – FACES E INTERFACES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR” PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS." "resumo" => "Discutir assuntos relacionados à sexualidade tem se tornado um desafio para os docentes, assim os licenciandos precisam estar preparados para uma orientação correta em sala de aula, sabendo lidar com temas e situações, valores e preconceitos ligados ao sexo. A proposta é relatar as características (carga horária, ementa, objetivos e estratégias) da disciplina “Educação para a sexualidade – faces e interfaces na formação do professor” ofertada para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Seu objetivo é instrumentalizar os discentes em relação aos conteúdos/estratégias de ensino voltados à educação para a sexualidade, possibilitando aplicação mais efetiva dos conteúdos na educação básica e descrever seu cenário de ocorrência durante quatro ofertas. A carga horária teórica é de 45h/a e a prática de 15h/a, totalizando 60h/a, são disponibilizadas 30 vagas anualmente. A oferta foi realizada apenas quatro vezes desde o início do curso em 2009. Considerando o número total de alunos do curso, podemos considerar que apenas 33% demonstraram interesse pela disciplina, 12% dos discentes concluíram a disciplina e 21% fizeram apenas a matrícula, mas nunca frequentaram. Os alunos que começam a frequentar as aulas permanecem e ficam até sua conclusão. A bibliografia consultada, a realidade de oferta da disciplina e os relatos dos alunos que cursaram o componente curricular apontam para a necessidade de disciplinas que foquem na formação docente em consonância com a educação para a sexualidade, pois o licenciando estando apto para trabalhar e lidar com o tema estará preparado para agir em sala de aula em diversas circunstâncias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA35_ID221_11072017145545.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE ACRANI" "autor_nome_curto" => "SIMONE ACRANI" "autor_email" => "simoneacrani@dcb.uftm.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }