CORPO, MENTE E O PROCESSO PEDAGÓGICO
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30490 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 437 "titulo" => "CORPO, MENTE E O PROCESSO PEDAGÓGICO" "resumo" => "Este trabalho resulta do estudo do texto Eros, Erotismo e o Processo Pedagógico que, articulado com outros textos visa compreender a relação corpo e mente no trabalho docente. A pesquisa realizada foi apresentada na disciplina de Seminário Temático V, do curso de Pedagogia da UFPB, tendo como foco a corporeidade, a mente e os sentimentos na profissão docente, nosso objetivo é entender a função do Eros e Erotismo nessa profissão, a negação de que corpo e mente funcionam juntos e a crença de que apenas a mente funciona a partir do momento que os professores entram em sala de aula e suas implicações disto. Buscando alcança-los foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória descritiva, utilizando como instrumento um questionário para coleta de dados. Para interpretação dos resultados utilizamos a análise temática tendo como aporte teórico o texto base dessa discussão. Ao analisar as entrevistas vimos que, apesar dos relatos serem positivos em relação aos tópicos ainda há uma preocupação e um medo a respeito da questão sentimental e relação docente-discente. Permitir que esses façam parte desta ainda é visto negativamente e para que essa crença seja modificada é necessário que docentes empoderem-se e envolvam-se com os alunos/as sem medo, entendendo que primeiramente somos seres humanos e possuímos necessidades básicas e sentimentos e que isto deve ser usado a favor da docência, do ensino e da aprendizagem. Reverter o olhar do corpo na educação requer mudanças na forma de educar, envolvimento e lugar para os sentimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET29: PRODUÇÃO DE SABERES, GÊNERO E SEXUALIDADE NA UNIVERSIDADE" "palavra_chave" => "CORPO, MENTE, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD4_SA29_ID437_19062017221300.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍSA CAROLINA DE SOUSA E HERCULANO" "autor_nome_curto" => "LUÍSA CAROLINA" "autor_email" => "luisasousa628@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30490 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 437 "titulo" => "CORPO, MENTE E O PROCESSO PEDAGÓGICO" "resumo" => "Este trabalho resulta do estudo do texto Eros, Erotismo e o Processo Pedagógico que, articulado com outros textos visa compreender a relação corpo e mente no trabalho docente. A pesquisa realizada foi apresentada na disciplina de Seminário Temático V, do curso de Pedagogia da UFPB, tendo como foco a corporeidade, a mente e os sentimentos na profissão docente, nosso objetivo é entender a função do Eros e Erotismo nessa profissão, a negação de que corpo e mente funcionam juntos e a crença de que apenas a mente funciona a partir do momento que os professores entram em sala de aula e suas implicações disto. Buscando alcança-los foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória descritiva, utilizando como instrumento um questionário para coleta de dados. Para interpretação dos resultados utilizamos a análise temática tendo como aporte teórico o texto base dessa discussão. Ao analisar as entrevistas vimos que, apesar dos relatos serem positivos em relação aos tópicos ainda há uma preocupação e um medo a respeito da questão sentimental e relação docente-discente. Permitir que esses façam parte desta ainda é visto negativamente e para que essa crença seja modificada é necessário que docentes empoderem-se e envolvam-se com os alunos/as sem medo, entendendo que primeiramente somos seres humanos e possuímos necessidades básicas e sentimentos e que isto deve ser usado a favor da docência, do ensino e da aprendizagem. Reverter o olhar do corpo na educação requer mudanças na forma de educar, envolvimento e lugar para os sentimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET29: PRODUÇÃO DE SABERES, GÊNERO E SEXUALIDADE NA UNIVERSIDADE" "palavra_chave" => "CORPO, MENTE, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD4_SA29_ID437_19062017221300.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍSA CAROLINA DE SOUSA E HERCULANO" "autor_nome_curto" => "LUÍSA CAROLINA" "autor_email" => "luisasousa628@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }