Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

RELAÇÃO DA CAPACIDADE AERÓBIA E ESTRESSE PERCEBIDO POR MULHERES NA PÓS MENOPAUSA

Palavra-chaves: CAPACIDADE AEROBIA, TREINAMENTO, ESTRESSE Comunicação Oral (CO) AT01 - FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO; BIODINÂMICA DO RENDIMENTO E TREINAMENTO ESPORTIVO; SAÚDE E REABILITAÇÃO
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      O estresse pode ser definido como um estado de alteração psicofisiológica processada no organismo\r\n
      em situação onde há uma reação sistêmica que desencadeie uma atividade anormal no organismo. A\r\n
      prática sistemática de treinamentos com predomínio aeróbio (ex: caminhadas, ciclismo, natação,\r\n
      etc.) podem promover adaptações (ex: aumento do tônus vagal, redução da concentração de\r\n
      catecolaminas em repouso, etc.) que minimizam fontes de estresse diários (ex: irritação, ansiedade,\r\n
      taquicardia, etc.). Assim, o objetivo deste estudo foi relacionar a capacidade aeróbia e estresse\r\n
      percebido por mulheres na pós menopausa. Participaram do estudo 29 mulheres na pós menopausa\r\n
      (59,6 ± 6,4 anos; 1,59 ± 0,08m; 65,2 ± 10,2 kg; IMC = 26,1 ± 3,1 kg/m2\r\n
      ; 27,9 ± 5,2 %Gordura;\r\n
      9102 ± 3560 passos por dia [classificação = pouco ativas, segundo Thompson, Rakow e Perdue]). A\r\n
      avaliação da capacidade aeróbia foi feita pelo teste Incremental Shuttle Walk Test (ISWT). Foi\r\n
      realizado usando 10 metros de um corredor coberto e arejado, demarcado por cones, com aumento\r\n
      da cadência em 0,17 m/s a cada minuto e início à 0,5 m/s até a exaustão das voluntárias. O controle\r\n
      da velocidade foi feito por sinais sonoros emitidos pelo software Beat Training & Test® (CEFISE,\r\n
      Nova Odessa, Brasil). O protocolo foi estendido para 15 níveis (1.500 m) para minimizar o efeito\r\n
      teto. Foi anotada a distância percorrida em metros no teste. O estresse foi mensurado pela Escala de\r\n
      Estresse Percebido (EEP). De acordo com Luft et al. (2007), a EEP possui 14 questões com opções\r\n
      de resposta que variam de zero a quatro (0=nunca; 1=quase nunca; 2=às vezes; 3=quase sempre\r\n
      4=sempre). As questões com conotação positiva (4, 5, 6, 7, 9, 10 e 13) têm sua pontuação somada\r\n
      invertida, da seguinte maneira, 0=4, 1=3, 2=2, 3=1 e 4=0. As demais questões são negativas e\r\n
      devem ser somadas diretamente. O total da escala é a soma das pontuações destas 14 questões e os\r\n
      escores podem variar de zero a 56. As questões incluem a auto-avaliação do estado de saúde,\r\n
      percepção da situação econômica, da memória, satisfação com a vida e acontecimento de eventos\r\n
      negativos. A partir dos dados coletados, verificou-se a normalidade e homocedasticidade pelo teste\r\n
      de Shapiro Wilk e Levene. Em seguida, utilizou-se a correlação linear de Pearson para verificar a\r\n
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

O estresse pode ser definido como um estado de alteração psicofisiológica processada no organismo em situação onde há uma reação sistêmica que desencadeie uma atividade anormal no organismo. A prática sistemática de treinamentos com predomínio aeróbio (ex: caminhadas, ciclismo, natação, etc.) podem promover adaptações (ex: aumento do tônus vagal, redução da concentração de catecolaminas em repouso, etc.) que minimizam fontes de estresse diários (ex: irritação, ansiedade, taquicardia, etc.). Assim, o objetivo deste estudo foi relacionar a capacidade aeróbia e estresse percebido por mulheres na pós menopausa. Participaram do estudo 29 mulheres na pós menopausa (59,6 ± 6,4 anos; 1,59 ± 0,08m; 65,2 ± 10,2 kg; IMC = 26,1 ± 3,1 kg/m2 ; 27,9 ± 5,2 %Gordura; 9102 ± 3560 passos por dia [classificação = pouco ativas, segundo Thompson, Rakow e Perdue]). A avaliação da capacidade aeróbia foi feita pelo teste Incremental Shuttle Walk Test (ISWT). Foi realizado usando 10 metros de um corredor coberto e arejado, demarcado por cones, com aumento da cadência em 0,17 m/s a cada minuto e início à 0,5 m/s até a exaustão das voluntárias. O controle da velocidade foi feito por sinais sonoros emitidos pelo software Beat Training & Test® (CEFISE, Nova Odessa, Brasil). O protocolo foi estendido para 15 níveis (1.500 m) para minimizar o efeito teto. Foi anotada a distância percorrida em metros no teste. O estresse foi mensurado pela Escala de Estresse Percebido (EEP). De acordo com Luft et al. (2007), a EEP possui 14 questões com opções de resposta que variam de zero a quatro (0=nunca; 1=quase nunca; 2=às vezes; 3=quase sempre 4=sempre). As questões com conotação positiva (4, 5, 6, 7, 9, 10 e 13) têm sua pontuação somada invertida, da seguinte maneira, 0=4, 1=3, 2=2, 3=1 e 4=0. As demais questões são negativas e devem ser somadas diretamente. O total da escala é a soma das pontuações destas 14 questões e os escores podem variar de zero a 56. As questões incluem a auto-avaliação do estado de saúde, percepção da situação econômica, da memória, satisfação com a vida e acontecimento de eventos negativos. A partir dos dados coletados, verificou-se a normalidade e homocedasticidade pelo teste de Shapiro Wilk e Levene. Em seguida, utilizou-se a correlação linear de Pearson para verificar a relação entre ISWT e escore de estresse percebido, com p

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