OS SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS A PARTIR DE UMA REVISÃO DO TIPO SISTEMÁTICA
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30066 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 456 "inscrito_id" => 777 "titulo" => "OS SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS A PARTIR DE UMA REVISÃO DO TIPO SISTEMÁTICA" "resumo" => "Nos últimos anos os pesquisadores têm investigado a formação de professores, principalmente a partir da perspectiva dos saberes docentes, discutindo sobre o “conjunto dos saberes utilizados pelos profissionais em seu espaço de trabalho para desempenhar todas as suas tarefas” (TARDIF, 2010), bem como a respeito de quais são as fontes de origem dos saberes mobilizados na sala de aula e a sua natureza. Na literatura encontramos diferentes análises sobre a temática em questão, o que possibilita uma maior compreensão do assunto e reconhecimento do seu desenvolvimento no cenário educacional brasileiro. O objetivo deste estudo foi analisar a produção acadêmica sobre os saberes docentes em Educação Física, no que diz respeito à problemática, tipologias e resultados presentes nas pesquisas sobre este campo de investigação. Trata-se de um levantamento de literatura do tipo sistemático. Para o levantamento dos trabalhos, foram selecionadas as bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e o Banco de Teses e Dissertações da Capes/MEC. Foram estabelecidos os seguintes critérios de busca: 1) Ser artigo, tese ou dissertação nacional que aborde a temática dos saberes docentes no campo da Educação Física; 2) Ter sido publicado entre os anos de 2002 e 2012. Dentre os 39 artigos e 789 teses e dissertações encontradas nas bases investigadas, 4 (10,25%) e 30 (3,80%) foram respectivamente selecionados e analisados, a partir dos critérios de exclusão, estabelecidos para o estudo. A literatura aponta como principais problemáticas no contexto dos saberes, a dificuldade de identificação dos saberes por parte dos professores; bem como a determinação da origem desses saberes. No que concerne ao referencial teórico sobre os saberes docentes, identificamos que todos os estudos basearam-se nos trabalhos de Tardif (1991; 2010). Outro referencial muito utilizado foi Pimenta (2000), seguido de Gauthier et al (1998). Em todos os trabalhos foi apontada uma variabilidade de saberes mobilizados, indicando que o saber docente se constitui como um saber plural. Alguns trabalhos também deram indícios de uma prevalência e recrutamento de determinados saberes de acordo com as especificidades da aula, os anos de atuação docente. Já a respeito da constituição dos saberes, segundo os estudos, as principais etapas de aquisição dos saberes docentes incluem a formação escolar, formação inicial e formação continuada. A prática pedagógica também foi um elemento apontado como relevante na trajetória da formação do professor. A partir da análise é possível inferir que no campo da Educação Física ainda têm poucos trabalhos em âmbito nacional; que é preciso o reconhecimento da prática como local de formação e do professor como produtor de saber. Por fim, os trabalhos nos dão indícios de que os saberes se constituem ao longo de diversas etapas da vida profissional e pessoal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, EDUCAÇÃO FÍSICA, REVISÃO SISTEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID777_EXT_23042017231733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNARA FRANCO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "TAYNARA " "autor_email" => "taynara_carvalho07@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30066 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 456 "inscrito_id" => 777 "titulo" => "OS SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS A PARTIR DE UMA REVISÃO DO TIPO SISTEMÁTICA" "resumo" => "Nos últimos anos os pesquisadores têm investigado a formação de professores, principalmente a partir da perspectiva dos saberes docentes, discutindo sobre o “conjunto dos saberes utilizados pelos profissionais em seu espaço de trabalho para desempenhar todas as suas tarefas” (TARDIF, 2010), bem como a respeito de quais são as fontes de origem dos saberes mobilizados na sala de aula e a sua natureza. Na literatura encontramos diferentes análises sobre a temática em questão, o que possibilita uma maior compreensão do assunto e reconhecimento do seu desenvolvimento no cenário educacional brasileiro. O objetivo deste estudo foi analisar a produção acadêmica sobre os saberes docentes em Educação Física, no que diz respeito à problemática, tipologias e resultados presentes nas pesquisas sobre este campo de investigação. Trata-se de um levantamento de literatura do tipo sistemático. Para o levantamento dos trabalhos, foram selecionadas as bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e o Banco de Teses e Dissertações da Capes/MEC. Foram estabelecidos os seguintes critérios de busca: 1) Ser artigo, tese ou dissertação nacional que aborde a temática dos saberes docentes no campo da Educação Física; 2) Ter sido publicado entre os anos de 2002 e 2012. Dentre os 39 artigos e 789 teses e dissertações encontradas nas bases investigadas, 4 (10,25%) e 30 (3,80%) foram respectivamente selecionados e analisados, a partir dos critérios de exclusão, estabelecidos para o estudo. A literatura aponta como principais problemáticas no contexto dos saberes, a dificuldade de identificação dos saberes por parte dos professores; bem como a determinação da origem desses saberes. No que concerne ao referencial teórico sobre os saberes docentes, identificamos que todos os estudos basearam-se nos trabalhos de Tardif (1991; 2010). Outro referencial muito utilizado foi Pimenta (2000), seguido de Gauthier et al (1998). Em todos os trabalhos foi apontada uma variabilidade de saberes mobilizados, indicando que o saber docente se constitui como um saber plural. Alguns trabalhos também deram indícios de uma prevalência e recrutamento de determinados saberes de acordo com as especificidades da aula, os anos de atuação docente. Já a respeito da constituição dos saberes, segundo os estudos, as principais etapas de aquisição dos saberes docentes incluem a formação escolar, formação inicial e formação continuada. A prática pedagógica também foi um elemento apontado como relevante na trajetória da formação do professor. A partir da análise é possível inferir que no campo da Educação Física ainda têm poucos trabalhos em âmbito nacional; que é preciso o reconhecimento da prática como local de formação e do professor como produtor de saber. Por fim, os trabalhos nos dão indícios de que os saberes se constituem ao longo de diversas etapas da vida profissional e pessoal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, EDUCAÇÃO FÍSICA, REVISÃO SISTEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID777_EXT_23042017231733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNARA FRANCO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "TAYNARA " "autor_email" => "taynara_carvalho07@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }