Pesquisas que envolvem o Desenvolvimento Motor (DM) apresentaram um grande crescimento nos últimos 30 anos. Anteriormente o DM era visto apenas como um fator de cunho biológico, porém atualmente as influências externas como o hábito de vida e a influência dos pais passaram a ser vistas como um fator que pode afetar e influenciar o processo de desenvolvimento das habilidades motoras. Portanto, entendemos a importância da Educação Física nos anos iniciais de escolarização, uma vez que é o período em que a criança apresenta maior capacidade para aprender as habilidades motoras e, a partir dos movimentos, as crianças interagem com o ambiente a sua volta. O objetivo do presente estudo foi verificar o nível de Desenvolvimento locomotor de crianças regularmente matriculadas no terceiro ano do ensino fundamental e verificar possíveis diferenças considerando o sexo dos participantes. A amostra, conveniente, foi constituída por 27 crianças do 3º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, com idade média de 9,5±0,69 anos, sendo 11 do sexo masculino (40,7%) e 16 do sexo feminino (59,3%). O instrumento utilizado foi o Test of Gross Motor Development (TGMD-2), que avalia o desenvolvimento motor de crianças entre 3 anos e 10 anos e 11 meses mediante doze habilidades motoras fundamentais, agrupadas em “Locomotoras” e “Controle de Objetos”, mensurando-as em uma escala de avaliação de sete pontos (muito pobre, pobre, abaixo da média, na média, acima da média, superior e muito superior). A análise de dados foi descritiva (média e proporção) e inferencial (Teste U de Mann-Whitney). Tendo como foco exclusivamente as habilidades locomotoras, os resultados indicam que dos 27 escolares testados, 3 (11,1%) apresentaram nível locomotor muito pobre; quatro (14,8%) escores caracteristicamente pobre; sete (25,9%) abaixo da média; 12 (44,4%) na média e apenas um aluno (3,7%) apresentou índice acima da média. Dessa forma foi possível verificar que 51,9% dos alunos testados apresentaram Desenvolvimento Locomotor abaixo do nível esperado. A comparação dos escores brutos de habilidades locomotoras, tendo como referência o sexo dos sujeitos, indicou a inexistência de diferenças significativas (p = 0,451). Entende-se necessário avaliações e reflexões sobre o desenvolvimento da educação física nos ciclos iniciais do ensino fundamental de modo a considerar os fatores que possam potencializar os efeitos de sua prática face a sua inserção neste nível de ensino. O desenvolvimento de habilidades locomotoras fundamentais reflete no desenvolvimento de aprendizagens nos níveis posteriores de ensino, bem como podem indicar atitudes mais ou menos ativas na prática de atividades físicas na idade jovem e adulta.