Este trabalho resultou de uma pesquisa realizada com estudantes do 7º ano da Rede Privada de Ensino, do Agreste Pernambucano, e teve por objetivo conhecer a concepção dos alunos sobre o conceito de área e perímetro. Tomando a ideia que “o erro se constitui como um conhecimento” (CURY, 2013, p. 13), cabe ao professor buscar compreender a natureza destes, seja ela por descuido ou distração. Não muito raro, os conteúdos de Matemática são introduzidos a partir de fórmulas, sem a apresentação de seu processo histórico. Isso pode causar nos alunos uma concepção de inutilidade quanto a aplicação desse conteúdo na realidade em que ele está inserido, além de reforçar a ideia de que Matemática é difícil. Para a coleta de dados utilizamos um questionário com quatro questões objetivas, onde permite ao aluno a liberdade de expressão. Após a aplicação do questionário, foi feita uma análise minuciosa e cuidadosa das respostas contidas nele. Percebe-se que os alunos apresentam ter compreendido o conceito de área, pois por mais que eles não tenham explicitado conforme a definição, mas mostraram o que entenderam sobre o conceito abordado. Acreditamos que o conceito de perímetro foi apresentado/ensinado por meio de fórmulas, devido à unanimidade nas respostas, onde estes afirmam que é possível calcular o perímetro de todas as figuras, desde que as medidas (números) sejam dadas, chegando a exemplificar “Se estivesse mostrando quanto vale os lados dava para fazer o perímetro mais não tá, então não dá para calcular o perímetro”.