O desenvolvimento técnico-científico está cada vez mais exigente. Portanto, se faz necessário que no processo de ensino e aprendizagem haja um envolvimento mais complexo tanto do docente quanto dos discentes. Assim, deve haver uma sintonia somada a interesses de todos cabendo ao profissional da educação transformar essa realidade utilizando estratégias didáticas atraentes para os discentes. Diante do contexto, este trabalho possibilitou verificar aspectos fundamentais que estão relacionados ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química. Portanto, foi elaborado e aplicado um questionário para a coleta de dados com questões abertas e fechadas, com a participação de alunos da 1ª série do ensino médio de três escolas estaduais do município de Campina Grande/PB. Foram também realizadas oficinas temáticas. Os dados obtidos referem-se às opiniões de 95 alunos sobre as principais motivações de aprendizagem na disciplina de química. Ficaram evidente as dificuldades de aprendizagem com abordagem de alguns fatores como a metodologia usada pelos professores em suas aulas que podem ser minimizadas a partir de ações efetivas do professor e interações com os alunos e a Implantação de ações mais dinâmicas