Este trabalho relata uma experiência com o uso da pedagogia de projetos como estratégia didática para o ensino de química orgânica numa turma de 3º ano do ensino médio. Por meio do projeto "A Química no Cuidado da Pele", buscou-se a compreensão dos conteúdos de química orgânica por meio da sua utilização no cotidiano, proporcionado a interdisciplinaridade na sua abordagem ao fazer um recorte do contexto histórico entre a química e o ramo da cosmetologia, culminando no reconhecimento os grupos orgânicos funcionais a partir da composição química dos cosméticos. Para tal, foram planejadas várias atividades, tais como, jogos lúdicos, leitura e análise de rótulos, preenchimento de estudo dirigido, leitura de textos temáticos, construção de gráfico de opinião, dentre outras. Com essa proposta, percebeu-se que alguns conhecimentos foram desconstruídos para ressignificá-los, evidenciando a aprendizagem dos conteúdos de química orgânica, de maneira divertida, aplicada e contextualizada. Os discentes se mostraram satisfeitos com a metodologia utilizada, o que leva a concluir que a utilização da pedagogia de projetos, é uma interessante estratégia para romper com o as práticas de repetições e decoração, tão utilizadas no ensino de química orgânica. O uso desse projeto mostrou-se uma estratégia muito relevante, pois sua utilização culminou diretamente na melhoria da aprendizagem dos alunos, bem como o interesse demonstrado na execução de todas as atividades propostas, propiciando a eles, construir relações conceituais sólidas e embasadas nas suas próprias vivências.