Neste trabalho vamos desenvolver e discutir as teorias e as práticas do ensino de literatura, considerando a sua importância para o processo de ensino/aprendizagem, especialmente nos anos iniciais, do Ensino Fundamental. Por isso, uma questão muito importante que não deve ser esquecida no tocante ao trabalho com o texto literário, especificamente com crianças, é o fato de qual livro devemos ler para as crianças. Assim, é importante saber, a partir de parâmetros que estejam associados à forma como deve se apresentar tais livros, quais são os aspectos formais e estéticos que apontam para a qualidade do livro e assim possa firmá-lo como sendo literário. Desse modo, apontamos como objetivo desse artigo, demonstrar como o trabalho com o livro de imagens é importante na formação do leitor, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, utilizaremos a obra de Eva Furnari, como material de apoio, que nos servirá de suporte para demonstrarmos que o livro de imagens pode se tornar o ponto de partida para muitas outras leituras que as crianças venham a desenvolver ao longo de sua trajetória literária. Por fim, apresentamos algumas sugestões de como trabalhar com o livro de imagens nas aulas de português/literatura, de modo que as mesmas sejam utilizadas nas salas de aulas dos anos iniciais, do ensino fundamental e, assim, venham contribuir com o trabalho eficaz do ensino de literatura. Para a fundamentação teórica buscamos apoio em autores tais como Feba e Ramos (2011), Rego (1995), Cosson (2006), Geraldi (2001), Abreu (2006), dentre outros. A partir da proposta desta discussão é possível destacar que novas práticas para o letramento literário no ensino fundamental são necessárias, transformando o espaço/tempo do ensino de literatura na sala de aula e garantir a formação social dos leitores, sobretudo, a partir do trabalho com o livro de imagens, visto aqui não como um mero “livrinho”, capaz apenas de chamar a atenção das crianças por suas cores e figuras, mas como o precursor de uma longa caminhada pelo universo literário.