Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

LITERATURA NOS ANOS INICIAIS: A LEITURA DO LIVRO DE IMAGENS COMO PONTO DE PARTIDA PARA OUTRAS LEITURAS

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, LIVRO DE IMAGENS, FORMAÇÃO DO LEITOR Comunicação Oral (CO) GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27435
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 371
    "titulo" => "LITERATURA NOS ANOS INICIAIS: A LEITURA DO LIVRO DE IMAGENS COMO PONTO DE PARTIDA PARA OUTRAS LEITURAS"
    "resumo" => "Neste trabalho vamos desenvolver e discutir as teorias e as práticas do ensino de literatura, considerando a sua importância para o processo de ensino/aprendizagem, especialmente nos anos iniciais, do Ensino Fundamental. Por isso, uma questão muito importante que não deve ser esquecida no tocante ao trabalho com o texto literário, especificamente com crianças, é o fato de qual livro devemos ler para as crianças. Assim, é importante saber, a partir de parâmetros que estejam associados à forma como deve se apresentar tais livros, quais são os aspectos formais e estéticos que apontam para a qualidade do livro e assim possa firmá-lo como sendo literário. Desse modo, apontamos como objetivo desse artigo, demonstrar como o trabalho com o livro de imagens é importante na formação do leitor, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, utilizaremos a obra de Eva Furnari, como material de apoio, que nos servirá de suporte para demonstrarmos que o livro de imagens pode se tornar o ponto de partida para muitas outras leituras que as crianças venham a desenvolver ao longo de sua trajetória literária. Por fim, apresentamos algumas sugestões de como trabalhar com o livro de imagens nas aulas de português/literatura, de modo que as mesmas sejam utilizadas nas salas de aulas dos anos iniciais, do ensino fundamental e, assim, venham contribuir com o trabalho eficaz do ensino de literatura.  Para a fundamentação teórica buscamos apoio em autores tais como Feba e Ramos (2011), Rego (1995), Cosson (2006), Geraldi (2001), Abreu (2006), dentre outros. A partir da proposta desta discussão é possível destacar que novas práticas para o letramento literário no ensino fundamental são necessárias, transformando o espaço/tempo do ensino de literatura na sala de aula e garantir a formação social dos leitores, sobretudo, a partir do trabalho com o livro de imagens, visto aqui não como um mero “livrinho”, capaz apenas de chamar a atenção das crianças por suas cores e figuras, mas como o precursor de uma longa caminhada pelo universo literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LIVRO DE IMAGENS, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID371_24012017155621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAES CABRAL DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOAES CABRAL"
    "autor_email" => "joais_cabral@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27435
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 371
    "titulo" => "LITERATURA NOS ANOS INICIAIS: A LEITURA DO LIVRO DE IMAGENS COMO PONTO DE PARTIDA PARA OUTRAS LEITURAS"
    "resumo" => "Neste trabalho vamos desenvolver e discutir as teorias e as práticas do ensino de literatura, considerando a sua importância para o processo de ensino/aprendizagem, especialmente nos anos iniciais, do Ensino Fundamental. Por isso, uma questão muito importante que não deve ser esquecida no tocante ao trabalho com o texto literário, especificamente com crianças, é o fato de qual livro devemos ler para as crianças. Assim, é importante saber, a partir de parâmetros que estejam associados à forma como deve se apresentar tais livros, quais são os aspectos formais e estéticos que apontam para a qualidade do livro e assim possa firmá-lo como sendo literário. Desse modo, apontamos como objetivo desse artigo, demonstrar como o trabalho com o livro de imagens é importante na formação do leitor, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, utilizaremos a obra de Eva Furnari, como material de apoio, que nos servirá de suporte para demonstrarmos que o livro de imagens pode se tornar o ponto de partida para muitas outras leituras que as crianças venham a desenvolver ao longo de sua trajetória literária. Por fim, apresentamos algumas sugestões de como trabalhar com o livro de imagens nas aulas de português/literatura, de modo que as mesmas sejam utilizadas nas salas de aulas dos anos iniciais, do ensino fundamental e, assim, venham contribuir com o trabalho eficaz do ensino de literatura.  Para a fundamentação teórica buscamos apoio em autores tais como Feba e Ramos (2011), Rego (1995), Cosson (2006), Geraldi (2001), Abreu (2006), dentre outros. A partir da proposta desta discussão é possível destacar que novas práticas para o letramento literário no ensino fundamental são necessárias, transformando o espaço/tempo do ensino de literatura na sala de aula e garantir a formação social dos leitores, sobretudo, a partir do trabalho com o livro de imagens, visto aqui não como um mero “livrinho”, capaz apenas de chamar a atenção das crianças por suas cores e figuras, mas como o precursor de uma longa caminhada pelo universo literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LIVRO DE IMAGENS, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID371_24012017155621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAES CABRAL DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOAES CABRAL"
    "autor_email" => "joais_cabral@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Neste trabalho vamos desenvolver e discutir as teorias e as práticas do ensino de literatura, considerando a sua importância para o processo de ensino/aprendizagem, especialmente nos anos iniciais, do Ensino Fundamental. Por isso, uma questão muito importante que não deve ser esquecida no tocante ao trabalho com o texto literário, especificamente com crianças, é o fato de qual livro devemos ler para as crianças. Assim, é importante saber, a partir de parâmetros que estejam associados à forma como deve se apresentar tais livros, quais são os aspectos formais e estéticos que apontam para a qualidade do livro e assim possa firmá-lo como sendo literário. Desse modo, apontamos como objetivo desse artigo, demonstrar como o trabalho com o livro de imagens é importante na formação do leitor, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, utilizaremos a obra de Eva Furnari, como material de apoio, que nos servirá de suporte para demonstrarmos que o livro de imagens pode se tornar o ponto de partida para muitas outras leituras que as crianças venham a desenvolver ao longo de sua trajetória literária. Por fim, apresentamos algumas sugestões de como trabalhar com o livro de imagens nas aulas de português/literatura, de modo que as mesmas sejam utilizadas nas salas de aulas dos anos iniciais, do ensino fundamental e, assim, venham contribuir com o trabalho eficaz do ensino de literatura. Para a fundamentação teórica buscamos apoio em autores tais como Feba e Ramos (2011), Rego (1995), Cosson (2006), Geraldi (2001), Abreu (2006), dentre outros. A partir da proposta desta discussão é possível destacar que novas práticas para o letramento literário no ensino fundamental são necessárias, transformando o espaço/tempo do ensino de literatura na sala de aula e garantir a formação social dos leitores, sobretudo, a partir do trabalho com o livro de imagens, visto aqui não como um mero “livrinho”, capaz apenas de chamar a atenção das crianças por suas cores e figuras, mas como o precursor de uma longa caminhada pelo universo literário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.