A INTERDISCIPLINARIDADE E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO USO DO GÊNERO POEMA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27162 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 966 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO USO DO GÊNERO POEMA" "resumo" => "Resumo: Este trabalho apresenta uma estratégia de letramento literário, usando a atividade interdisciplinar como aporte principal. O poema é um gênero textual que carrega muitas especificações como a sonoridade, ritmo, linguagem figurada e, consequentemente, subjetiva. O aluno do ensino médio, muitas vezes, encontra certa dificuldade em enxergar no gênero um atrativo para a leitura, acreditando que este não faz parte da realidade em que está inserido. Neste contexto, buscou-se a interdisciplinaridade na leitura do poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto como meio de fortalecer o letramento literário e a prática de leitura do gênero. Essa pesquisa baseou-se em estudos sobre interdisciplinaridade, defendida por alguns autores e apontada pelos Parâmetros Nacionais do Ensino Médio. Para tanto, alunos ingressos da 1ª série do ensino médio, de uma turma do curso de Floresta, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá-Campus Laranjal do Jari, participaram de uma pesquisa-ação, com a mediação das disciplinas de Geografia e História em aula de Língua Portuguesa e posterior entrevista com todos os envolvidos. Em ação dialógica, cada professor interviu em determinado momento da leitura, relacionando texto e contexto. A ideia foi criar um ambiente favorável à interpretação e compreensão do texto em sua totalidade, levando o educando a perceber as dimensões que o gênero literário pode ter. O dinamismo apresentado pela ação interdisciplinar aponta para uma melhor aceitação do gênero literário e melhor compreensão do texto poético pelos alunos, bem como, a satisfação dos docentes em se apropriar da leitura e ampliar seus conhecimentos no campo da literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "POEMA, INTERDISCIPLINARIDADE, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID966_15032017223546.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDMA FERREIRA GALVÃO DUARTE" "autor_nome_curto" => "GILDMA DUARTE" "autor_email" => "gildma.duarte@ifap.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - IFAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27162 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 966 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO USO DO GÊNERO POEMA" "resumo" => "Resumo: Este trabalho apresenta uma estratégia de letramento literário, usando a atividade interdisciplinar como aporte principal. O poema é um gênero textual que carrega muitas especificações como a sonoridade, ritmo, linguagem figurada e, consequentemente, subjetiva. O aluno do ensino médio, muitas vezes, encontra certa dificuldade em enxergar no gênero um atrativo para a leitura, acreditando que este não faz parte da realidade em que está inserido. Neste contexto, buscou-se a interdisciplinaridade na leitura do poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto como meio de fortalecer o letramento literário e a prática de leitura do gênero. Essa pesquisa baseou-se em estudos sobre interdisciplinaridade, defendida por alguns autores e apontada pelos Parâmetros Nacionais do Ensino Médio. Para tanto, alunos ingressos da 1ª série do ensino médio, de uma turma do curso de Floresta, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá-Campus Laranjal do Jari, participaram de uma pesquisa-ação, com a mediação das disciplinas de Geografia e História em aula de Língua Portuguesa e posterior entrevista com todos os envolvidos. Em ação dialógica, cada professor interviu em determinado momento da leitura, relacionando texto e contexto. A ideia foi criar um ambiente favorável à interpretação e compreensão do texto em sua totalidade, levando o educando a perceber as dimensões que o gênero literário pode ter. O dinamismo apresentado pela ação interdisciplinar aponta para uma melhor aceitação do gênero literário e melhor compreensão do texto poético pelos alunos, bem como, a satisfação dos docentes em se apropriar da leitura e ampliar seus conhecimentos no campo da literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "POEMA, INTERDISCIPLINARIDADE, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID966_15032017223546.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDMA FERREIRA GALVÃO DUARTE" "autor_nome_curto" => "GILDMA DUARTE" "autor_email" => "gildma.duarte@ifap.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - IFAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }