Resumo: Este trabalho apresenta uma estratégia de letramento literário, usando a atividade interdisciplinar como aporte principal. O poema é um gênero textual que carrega muitas especificações como a sonoridade, ritmo, linguagem figurada e, consequentemente, subjetiva. O aluno do ensino médio, muitas vezes, encontra certa dificuldade em enxergar no gênero um atrativo para a leitura, acreditando que este não faz parte da realidade em que está inserido. Neste contexto, buscou-se a interdisciplinaridade na leitura do poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto como meio de fortalecer o letramento literário e a prática de leitura do gênero. Essa pesquisa baseou-se em estudos sobre interdisciplinaridade, defendida por alguns autores e apontada pelos Parâmetros Nacionais do Ensino Médio. Para tanto, alunos ingressos da 1ª série do ensino médio, de uma turma do curso de Floresta, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá-Campus Laranjal do Jari, participaram de uma pesquisa-ação, com a mediação das disciplinas de Geografia e História em aula de Língua Portuguesa e posterior entrevista com todos os envolvidos. Em ação dialógica, cada professor interviu em determinado momento da leitura, relacionando texto e contexto. A ideia foi criar um ambiente favorável à interpretação e compreensão do texto em sua totalidade, levando o educando a perceber as dimensões que o gênero literário pode ter. O dinamismo apresentado pela ação interdisciplinar aponta para uma melhor aceitação do gênero literário e melhor compreensão do texto poético pelos alunos, bem como, a satisfação dos docentes em se apropriar da leitura e ampliar seus conhecimentos no campo da literatura.