ENSINANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26424 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 121 "titulo" => "ENSINANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA" "resumo" => "O trabalho em questão retrata uma experiência vivenciada pelos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma oficina intitulada “Matemática Financeira e Excel, uma parceria em favor de um consumo mais consciente”, desenvolvida e aplicada em duas fases, na primeira com 21 alunos, e na segunda, com 15 alunos; todos da 1º série do Ensino Médio, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos de Matemática Financeira associados ao uso da Planilha Excel, sugerindo a utilização do aplicativo para facilitar o entendimento e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos com Razão e Proporção, Porcentagem, Desconto, Juros Simples e Composto. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um breve conhecimento sobre a Matemática Financeira, de modo que sabiam onde ela estava presente em nosso cotidiano: na hora de fazer a compra de um bem ou serviço, por exemplo. No decorrer da aplicação das atividades, desenvolvemos o conhecimento do alunado sobre a necessidade de ter um entendimento básico sobre contabilidade, pois a todos os momentos somos atraídos por propagandas e devemos saber se elas representam ou não um bom negócio. Como resultados, percebemos que a aplicação de situações-problemas – relacionadas ao nosso cotidiano e a prática comercial – através da planilha eletrônica facilitou a compreensão dos alunos sobre o conteúdo matemático escolhido, onde, consequentemente, lhes auxiliou no desenvolvimento do pensamento crítico sobre as possíveis tomadas de decisões diante um momento de compra, por exemplo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática" "palavra_chave" => "PLANILHA EXCEL, MATEMÁTICA FINANCEIRA, SITUAÇÕES-PROBLEMA, CONSCIENTIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID121_30102016125003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZILANE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROZILANE SILVA" "autor_email" => "rozilanesilva20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26424 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 121 "titulo" => "ENSINANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA" "resumo" => "O trabalho em questão retrata uma experiência vivenciada pelos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma oficina intitulada “Matemática Financeira e Excel, uma parceria em favor de um consumo mais consciente”, desenvolvida e aplicada em duas fases, na primeira com 21 alunos, e na segunda, com 15 alunos; todos da 1º série do Ensino Médio, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos de Matemática Financeira associados ao uso da Planilha Excel, sugerindo a utilização do aplicativo para facilitar o entendimento e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos com Razão e Proporção, Porcentagem, Desconto, Juros Simples e Composto. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um breve conhecimento sobre a Matemática Financeira, de modo que sabiam onde ela estava presente em nosso cotidiano: na hora de fazer a compra de um bem ou serviço, por exemplo. No decorrer da aplicação das atividades, desenvolvemos o conhecimento do alunado sobre a necessidade de ter um entendimento básico sobre contabilidade, pois a todos os momentos somos atraídos por propagandas e devemos saber se elas representam ou não um bom negócio. Como resultados, percebemos que a aplicação de situações-problemas – relacionadas ao nosso cotidiano e a prática comercial – através da planilha eletrônica facilitou a compreensão dos alunos sobre o conteúdo matemático escolhido, onde, consequentemente, lhes auxiliou no desenvolvimento do pensamento crítico sobre as possíveis tomadas de decisões diante um momento de compra, por exemplo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática" "palavra_chave" => "PLANILHA EXCEL, MATEMÁTICA FINANCEIRA, SITUAÇÕES-PROBLEMA, CONSCIENTIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID121_30102016125003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZILANE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROZILANE SILVA" "autor_email" => "rozilanesilva20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }