Como membros do grupo de pesquisa “Literatura indígena em língua inglesa: escrita literária e trauma colonial”, coordenado pela Professora Doutora Liane Schneider, propomos apresentação sob a forma de Comunicação Oral, visando tratar das seguintes questões: apresentação da literatura indígena em língua inglesa em sala de aula, com suas possibilidades a fim de refletir acerca da identidade e tradição, bem como suas reverberações, a partir da expressão artístico-literária dos nativos norte-americanos. Destarte, após breve e geral explicitação acerca do contexto da literatura indígena, apresentaremos uma análise dos elementos que indicam identidade e tradição cultural indígena, no romance Tracks de Louise Erdrich, escritora ojibwa (Estados Unidos da América), de forma a promover, através do conteúdo de seu romance, um diálogo com o conteúdo crítico-teórico trabalhado no grupo de pesquisa, apresentando as possibilidades, interfaces e reflexões que tal literatura pode oferecer para uma aprendizagem mais inclusiva e multifacetada da língua inglesa, através das variações e diferenças culturais existentes na América do Norte.