LEITURA DO CONTO BRANCA DE NEVE: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25998 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 250 "inscrito_id" => 401 "titulo" => "LEITURA DO CONTO BRANCA DE NEVE: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A leitura de contos clássicos classificados como infantis é uma prática recorrente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Todavia, muitos desses textos suscitam reflexões que extrapolam o público infantil e podem ser bastante relevantes em turmas maiores. O presente trabalho visa dialogar com as discussões atuais acerca do trabalho com literatura no Ensino Fundamental sob a ótica do Letramento Literário. Coloca-se em questão a leitura de contos clássicos associados ao público infantil nas séries finais do Ensino Fundamental, a fim de refletir sobre a pertinência dessa prática nessa etapa da Educação Básica. Para fundamentar a discussão, são apresentadas considerações dos principais estudiosos que discorrem sobre a leitura do texto literário, tais como: Calvino(1993) com a definição do que de fato são clássicos; Machado(2009) com a defesa da presença dos clássicos universais desde cedo na escola; Zilberman(2013) com as relações entre literatura infantil e ensino e Cosson(2012) com a apresentação de estratégias metodológicas para o ensino de literatura. Recorreu-se ainda às orientações curriculares para o ensino de língua portuguesa, destacando o que se refere ao texto literário. A partir dessa fundamentação é sugerida uma sequência didática para o 7° ano do Ensino Fundamental, de possível aplicação do 6° ao 9° ano, desde que feitas as adaptações necessárias, baseada na sequência básica do letramento literário de Cosson(2012), na qual é proposta a leitura da versão dos Irmãos Grimm para o conto Branca de Neve. Espera-se com essa sequência promover o gosto pela leitura, bem como contribuir para a formação do leitor crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, ENSINO, LEITURA, CONTOS CLÁSSICOS INFANTIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID401_22072016155131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE SILVA" "autor_email" => "vivi_letras2008@yahoo.com" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25998 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 250 "inscrito_id" => 401 "titulo" => "LEITURA DO CONTO BRANCA DE NEVE: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A leitura de contos clássicos classificados como infantis é uma prática recorrente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Todavia, muitos desses textos suscitam reflexões que extrapolam o público infantil e podem ser bastante relevantes em turmas maiores. O presente trabalho visa dialogar com as discussões atuais acerca do trabalho com literatura no Ensino Fundamental sob a ótica do Letramento Literário. Coloca-se em questão a leitura de contos clássicos associados ao público infantil nas séries finais do Ensino Fundamental, a fim de refletir sobre a pertinência dessa prática nessa etapa da Educação Básica. Para fundamentar a discussão, são apresentadas considerações dos principais estudiosos que discorrem sobre a leitura do texto literário, tais como: Calvino(1993) com a definição do que de fato são clássicos; Machado(2009) com a defesa da presença dos clássicos universais desde cedo na escola; Zilberman(2013) com as relações entre literatura infantil e ensino e Cosson(2012) com a apresentação de estratégias metodológicas para o ensino de literatura. Recorreu-se ainda às orientações curriculares para o ensino de língua portuguesa, destacando o que se refere ao texto literário. A partir dessa fundamentação é sugerida uma sequência didática para o 7° ano do Ensino Fundamental, de possível aplicação do 6° ao 9° ano, desde que feitas as adaptações necessárias, baseada na sequência básica do letramento literário de Cosson(2012), na qual é proposta a leitura da versão dos Irmãos Grimm para o conto Branca de Neve. Espera-se com essa sequência promover o gosto pela leitura, bem como contribuir para a formação do leitor crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, ENSINO, LEITURA, CONTOS CLÁSSICOS INFANTIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID401_22072016155131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE SILVA" "autor_email" => "vivi_letras2008@yahoo.com" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }