Esse estudo se caracteriza no âmbito de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida na disciplina Literatura Infantil do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal – RN, com intuito de investigar a contribuição dos contos de fadas, enquanto gênero literário, para a formação leitora da criança. Nesse sentido, foi discutido sobre a origem, especificidades do gênero, importância para a criança e como o trabalho com o conto de fada colabora para o desenvolvimento do gosto pela leitura literária em situação escolarizada. A relevância dessa pesquisa está na possibilidade de perceber a relevância do conto para a formação do leitor infantil e oferecer aos docentes subsídios teóricos para o trabalho com o texto literário de qualidade na escola. Como referencial teórico adotou-se Amarilha (1997), Coelho (2009), Bezerra (2008), Bettelheim (2007). Refletindo sobre a temática, constatou-se uma urgente necessidade de estudos que considerem a relação da criança com o texto literário, em especial com os contos de fadas, permitindo um contato autônomo e significativo da criança. Além disso, ressalta-se a importância do conto para a o desenvolvimento cognitivo, social e escolar da criança e, consequentemente, para a prática docente comprometida com a qualidade do ensino e a formação da criança.