Considerando que as discussões acerca da educação literária permeiam contextos e necessidades das mais diversas naturezas, temos como proposições centrais nesta pesquisa identificar e analisar a(s) proposta(s) pedagógica(s) da escritora e professora Cecília Meireles. É nosso intuito conhecer como a autora realizava sua prática pedagógica para que a educação literária se constituísse efetivamente, bem como embasar seu pensar e seu agir literário a partir das conexões que ela fazia através de sua composição artística, recorrendo às suas concepções teóricas sobre o campo literário e educacional. Para isso, selecionamos como principais fontes de pesquisa as proposições que a autora faz em relação à literatura e à educação em sua obra Problemas da literatura infantil (1984); também analisamos parte de seu acervo poético, disposto na coletânea Poesia completa (2001), organizada por Antonio Carlos Secchin, a fim de relacionarmos sua produção artística ao que ela possivelmente concebia como educação literária para o público infantil e juvenil. Sabemos que para fazermos alguns apontamentos e fundamentarmos nossa pesquisa é necessário um aparato teórico condizente com o assunto, logo, recorremos principalmente às discussões de Larrosa (2003); de Camargo (2012) e de Zilberman (1988; 1993; 2005).