A RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS COM O TEXTO LITERÁRIO EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25887 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 209 "titulo" => "A RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS COM O TEXTO LITERÁRIO EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Resumo: O trabalho tem como objetivo discutir as respostas das professoras em relação à recepção de textos literários pelas crianças dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado: Formação inicial docente, leitura de literatura e alfabetização: diálogos entrelaçados, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que tem como objeto de estudo a formação inicial do pedagogo e a leitura de literatura no ciclo da alfabetização. Ressaltamos a importância de ler literatura nesse período de escolarização, visto ser um tempo propício ao desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças, sendo a literatura desencadeadora do aprimoramento das capacidades humanas e intelectuais dos indivíduos. Como material de pesquisa, apresentamos as falas das professoras que foram gravadas em áudio, atendendo a metodologia da Entrevista Compreensiva (KAUFMANN, 2013). Como aporte teórico, utilizamos para a formação inicial docente: Tardif (2005; 2006); Nóvoa (1999; 2008); leitura de literatura: Amarilha (1997; 2010); Yunes (2010); Coelho (2008); alfabetização: Ferreiro (2011; 2012); Smolka (2012); mediação pedagógica: Fontana (2005), dentre outros. Como resultados parciais, as falas das professoras apontam para a importância do trabalho com a leitura de literatura no que diz respeito ao desenvolvimento infantil, tecendo relações com os aspectos sociais, intelectuais e formativos das crianças. Os alfabetizandos apresentam uma boa receptividade ao texto literário, e este suscita nos aprendizes reflexões sobre suas experiências de vida, permitindo um avanço significativo na aprendizagem, mediante intervenção pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LEITURA DE LITERATURA, ALFABETIZAÇÃO, RELAÇÃO TEXTO-VIDA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID209_21072016231024.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINEIDE BATISTA DE SOUSA PEDROSA" "autor_nome_curto" => "FRAN" "autor_email" => "neidebatistadesouza@hotma" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25887 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 209 "titulo" => "A RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS COM O TEXTO LITERÁRIO EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Resumo: O trabalho tem como objetivo discutir as respostas das professoras em relação à recepção de textos literários pelas crianças dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado: Formação inicial docente, leitura de literatura e alfabetização: diálogos entrelaçados, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que tem como objeto de estudo a formação inicial do pedagogo e a leitura de literatura no ciclo da alfabetização. Ressaltamos a importância de ler literatura nesse período de escolarização, visto ser um tempo propício ao desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças, sendo a literatura desencadeadora do aprimoramento das capacidades humanas e intelectuais dos indivíduos. Como material de pesquisa, apresentamos as falas das professoras que foram gravadas em áudio, atendendo a metodologia da Entrevista Compreensiva (KAUFMANN, 2013). Como aporte teórico, utilizamos para a formação inicial docente: Tardif (2005; 2006); Nóvoa (1999; 2008); leitura de literatura: Amarilha (1997; 2010); Yunes (2010); Coelho (2008); alfabetização: Ferreiro (2011; 2012); Smolka (2012); mediação pedagógica: Fontana (2005), dentre outros. Como resultados parciais, as falas das professoras apontam para a importância do trabalho com a leitura de literatura no que diz respeito ao desenvolvimento infantil, tecendo relações com os aspectos sociais, intelectuais e formativos das crianças. Os alfabetizandos apresentam uma boa receptividade ao texto literário, e este suscita nos aprendizes reflexões sobre suas experiências de vida, permitindo um avanço significativo na aprendizagem, mediante intervenção pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LEITURA DE LITERATURA, ALFABETIZAÇÃO, RELAÇÃO TEXTO-VIDA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID209_21072016231024.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINEIDE BATISTA DE SOUSA PEDROSA" "autor_nome_curto" => "FRAN" "autor_email" => "neidebatistadesouza@hotma" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }