Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

OS DESAFIOS DA GRADUAÇÃO NO PRONERA E AS CONQUISTAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Palavra-chaves: POLÍTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRONERA Comunicação Oral (CO) GT4 – MOVIMENTOS SOCIAIS E O DIREITO À EDUCAÇÃO
0 of 0
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25575 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 755 "inscrito_id" => 3966 "titulo" => "OS DESAFIOS DA GRADUAÇÃO NO PRONERA E AS CONQUISTAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS" "resumo" => "Trata de um estudo voltado para as políticas educacionais do campo no Maranhão, destacando a materialidade da educação do campo em diferentes instâncias da sociedade civil e a conquista do seu espaço na sociedade, concretizando-se na construção de uma política educacional do campo. Analisa um programa de formação de professores voltados para a formação superior, o Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (Pronera), que foi projetado pelos movimentos sociais, com vistas a construir e reivindicar políticas públicas para a educação do Campo, para formação de professores, no que se refere a suas práticas pedagógicas, no que tange aos possíveis saberes que futuros professores produzirão na sua escola de atuação ou em outras nas quais irá atuar. Investiga a formação e as práticas pedagógicas dos professores do campo em nível superior que se destacar como uma das experiências significativas de educação na perspectiva da construção de um novo projeto educacional.Trata de um estudo voltado para as políticas educacionais do campo no Maranhão, destacando a materialidade da educação do campo em diferentes instâncias da soci" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT4 – MOVIMENTOS SOCIAIS E O DIREITO À EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRONERA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA4_ID3966_26092016171753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLY CUTRIM DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "MARLY CUTRIM" "autor_email" => "marlycutrim@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25575 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 755 "inscrito_id" => 3966 "titulo" => "OS DESAFIOS DA GRADUAÇÃO NO PRONERA E AS CONQUISTAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS" "resumo" => "Trata de um estudo voltado para as políticas educacionais do campo no Maranhão, destacando a materialidade da educação do campo em diferentes instâncias da sociedade civil e a conquista do seu espaço na sociedade, concretizando-se na construção de uma política educacional do campo. Analisa um programa de formação de professores voltados para a formação superior, o Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (Pronera), que foi projetado pelos movimentos sociais, com vistas a construir e reivindicar políticas públicas para a educação do Campo, para formação de professores, no que se refere a suas práticas pedagógicas, no que tange aos possíveis saberes que futuros professores produzirão na sua escola de atuação ou em outras nas quais irá atuar. Investiga a formação e as práticas pedagógicas dos professores do campo em nível superior que se destacar como uma das experiências significativas de educação na perspectiva da construção de um novo projeto educacional.Trata de um estudo voltado para as políticas educacionais do campo no Maranhão, destacando a materialidade da educação do campo em diferentes instâncias da soci" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT4 – MOVIMENTOS SOCIAIS E O DIREITO À EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRONERA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA4_ID3966_26092016171753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLY CUTRIM DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "MARLY CUTRIM" "autor_email" => "marlycutrim@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Trata de um estudo voltado para as políticas educacionais do campo no Maranhão, destacando a materialidade da educação do campo em diferentes instâncias da sociedade civil e a conquista do seu espaço na sociedade, concretizando-se na construção de uma política educacional do campo. Analisa um programa de formação de professores voltados para a formação superior, o Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (Pronera), que foi projetado pelos movimentos sociais, com vistas a construir e reivindicar políticas públicas para a educação do Campo, para formação de professores, no que se refere a suas práticas pedagógicas, no que tange aos possíveis saberes que futuros professores produzirão na sua escola de atuação ou em outras nas quais irá atuar. Investiga a formação e as práticas pedagógicas dos professores do campo em nível superior que se destacar como uma das experiências significativas de educação na perspectiva da construção de um novo projeto educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.