Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

OBSERVANDO NÍVEIS DE LETRAMENTO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE UMA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA

Palavra-chaves: LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, NÍVEL DE LETRAMENTO, ENSINO Pôster (PO) GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
0 of 0
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25561 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 2210 "titulo" => "OBSERVANDO NÍVEIS DE LETRAMENTO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE UMA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA" "resumo" => "Pesquisa que investiga os níveis de letramento em produções textuais de alunos da educação básica das escolas publicas da cidade de Codó-Ma. Foi produzido e apresentando aos alunos um questionário pelo qual eles deveriam apresentar sua opinião sobre a aula. No questionário, os alunos puderam produzir um pequeno texto, pelo qual é possível identificar o nível de letramento dos alunos. Tendo como base os textos de Brito (1997; 2007), Kleiman (2005), Soares (2003; 2009), Mollica e Leal (2009), entre outros autores que falam sobre o letramento a pesquisa foi produzida objetivando observar diferentes graus de letramento em alunos de mesma série. Foi criada uma escala de três níveis, dentre os quais as produções dos alunos foram avaliadas e classificadas a partir dos resultados. Os resultados dessa análise mostram que, na escola investigada, em um mesmo nível de escolaridade, os alunos apresentam níveis diferentes de letramento.Pesquisa que investiga os níveis de letramento em produções textuais de alunos da educação básica das escolas publicas da cidade de Codó-Ma. Foi produzido e apr" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, NÍVEL DE LETRAMENTO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA24_ID2210_30082016194433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZINEIDE COSTA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "ALZINEIDE GUIMARÃES" "autor_email" => "alzineideguimaraes@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25561 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 2210 "titulo" => "OBSERVANDO NÍVEIS DE LETRAMENTO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE UMA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA" "resumo" => "Pesquisa que investiga os níveis de letramento em produções textuais de alunos da educação básica das escolas publicas da cidade de Codó-Ma. Foi produzido e apresentando aos alunos um questionário pelo qual eles deveriam apresentar sua opinião sobre a aula. No questionário, os alunos puderam produzir um pequeno texto, pelo qual é possível identificar o nível de letramento dos alunos. Tendo como base os textos de Brito (1997; 2007), Kleiman (2005), Soares (2003; 2009), Mollica e Leal (2009), entre outros autores que falam sobre o letramento a pesquisa foi produzida objetivando observar diferentes graus de letramento em alunos de mesma série. Foi criada uma escala de três níveis, dentre os quais as produções dos alunos foram avaliadas e classificadas a partir dos resultados. Os resultados dessa análise mostram que, na escola investigada, em um mesmo nível de escolaridade, os alunos apresentam níveis diferentes de letramento.Pesquisa que investiga os níveis de letramento em produções textuais de alunos da educação básica das escolas publicas da cidade de Codó-Ma. Foi produzido e apr" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, NÍVEL DE LETRAMENTO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA24_ID2210_30082016194433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZINEIDE COSTA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "ALZINEIDE GUIMARÃES" "autor_email" => "alzineideguimaraes@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Pesquisa que investiga os níveis de letramento em produções textuais de alunos da educação básica das escolas publicas da cidade de Codó-Ma. Foi produzido e apresentando aos alunos um questionário pelo qual eles deveriam apresentar sua opinião sobre a aula. No questionário, os alunos puderam produzir um pequeno texto, pelo qual é possível identificar o nível de letramento dos alunos. Tendo como base os textos de Brito (1997; 2007), Kleiman (2005), Soares (2003; 2009), Mollica e Leal (2009), entre outros autores que falam sobre o letramento a pesquisa foi produzida objetivando observar diferentes graus de letramento em alunos de mesma série. Foi criada uma escala de três níveis, dentre os quais as produções dos alunos foram avaliadas e classificadas a partir dos resultados. Os resultados dessa análise mostram que, na escola investigada, em um mesmo nível de escolaridade, os alunos apresentam níveis diferentes de letramento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.