INTRODUÇÃO: O acidente vascular cerebral (AVC) é uma síndrome neurológica que acomete na maioria das vezes adultos e uma das maiores causas de morbi-mortalidade em todo o mundo. Nos países em desenvolvimento é a primeira causa de morte cardiovascular. No Brasil, mesmo com o declínio das taxas de mortalidade, o AVC ainda é a principal causa da mesma. A cada década sua incidência dobra após os 55 anos. Projeções sugerem que o número de mortes por AVC aumentará para 6,3 milhões em 2015 e 7,8 milhões em 2030, devido principalmente ao aumento da população idosa, já que seu risco aumenta com o avançar da idade. É considerada uma síndrome de início agudo e suas manifestações clínicas envolvem alterações motoras, sensitivas e cognitivas, tendo a hemiplegia/hemiparesia como a alteração motora mais significativa, além de ser uma sequela bastante incapacitante. A Fisioterapia colabora utilizando conhecimentos e recursos fisioterapêuticos, objetivando a reintegração do indivíduo idoso na sociedade. Os conhecimentos adquiridos na extensão universitária e articulados ao ensino e pesquisa viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade na qual objetiva a melhoria da qualidade de vida da população idosa. OBJETIVOS: Contribuir para o conhecimento da fisioterapia neurofuncional, em especial, hemiplegia causada por AVC, refletir sobre seu tratamento e aplicabilidade, estudar novos recursos terapêuticos para doenças neurológicas, incluindo as atribuições dos formadores e reprodutores de saber científico, além de estimular a produção acadêmica na temática. METODOLOGIA: O Centro de Estudos Avançados em Hemiplegia (CEAH) é composto por 35 integrantes do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba e promove reuniões semanais teóricas e práticas supervisionadas que permitem aprofundar temas relevantes à fisioterapia neurológica focando na hemiplegia, além de criar e monitorar projetos de pesquisa e extensão referentes ao cuidado com esse grupo específico de idosos. Para exposição teórica são utilizados artigos científicos de banco de dados da Medline, Lilacs, Bireme e SciELO bem como livros-texto que abordam temas em epidemiogia, neuroanatomia, neurofisiologia, clínica neurológica, neurociências e fisioterapia neurofuncional. Os recursos didáticos utilizados são: aulas expositivas, mesa redonda, apresentados com data-show, além de recursos terapêuticos nas dependências do Departamento de Fisioterapia da UEPB. DISCUSSÃO: O CEAH vem desenvolvendo suas atividades há cinco anos. No semestre de 2012.2, foram realizadas 13 reuniões teóricas e teórico-práticas, sendo discutidos temas como, neuroanatomia, neurofisiologia, exame neurológico, abordagem ao paciente hemiplégico (fisioterapia aquática e reabilitação virtual), metodologia experimental e normas ABNT, entre outros, com base em livros-texto da área e discussão de 14 artigos científicos. O projeto segue em andamento com a preparação dos novos integrantes para práticas supervisionadas. CONCLUSÃO: O CEAH contribui para o processo de formação da comunidade acadêmica de fisioterapia, da UEPB através da construção crítica acerca da hemiplegia e de sua conduta preventiva e terapêutica, além de motivar mudanças na formação acadêmica e consequentemente, na identidade profissional integrando uma visão humanizada do sujeito, além de instigar o pensamento científico sobre o assunto.