Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A CIDADE DE BELÉM COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
0 of 0
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24990 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 930 "inscrito_id" => 2734 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A CIDADE DE BELÉM COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => """ Este artigo retrata um projeto construído por professores alfabetizadores, a partir das formações vivenciadas no município de Belém, ministradas no Centro de Formação de professores da Secretaria Municipal de Educação, envolvendo a temática dos 400 anos de Belém, tendo como o Ver o peso, cartão postal do município e parte dessa grande história municipal, assim como também as lendas urbanas tão presentes nesse cenário, uma possibilidade de letramento dos alunos do C1 1º ano, de uma escola municipal. \r\nEste artigo retrata um projeto construído por professores alfabetizadores, a partir das formações vivenciadas no município de Belém, ministradas no Centro de Fo A temática irrigada de grandes possibilidades de leitura envolveu textos, músicas, mitos e artes cênicas integrando os alunos a esse grande contexto e a um fazer cotidiano encantador objetivando a aquisição de conhecimentos envolvendo os direitos de aprendizagem da linguagem e da matemática propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Foram desenvolvidas também competências permeadas pelas atividades manuais e corporais numa perspectiva crítica associada à ludicidade respeitando a individualidade de aprendizado do educando.A temática irrigada de grandes possibilidades de leitura envolveu textos, músicas, mitos e artes cênicas integrando os alunos a esse grande contexto e a um faze """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA24_ID2734_29092016215243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA CRISTINA AZEVEDO QUARESMA" "autor_nome_curto" => "LÚCIA QURESMA" "autor_email" => "luquaresma68@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24990 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 930 "inscrito_id" => 2734 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A CIDADE DE BELÉM COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => """ Este artigo retrata um projeto construído por professores alfabetizadores, a partir das formações vivenciadas no município de Belém, ministradas no Centro de Formação de professores da Secretaria Municipal de Educação, envolvendo a temática dos 400 anos de Belém, tendo como o Ver o peso, cartão postal do município e parte dessa grande história municipal, assim como também as lendas urbanas tão presentes nesse cenário, uma possibilidade de letramento dos alunos do C1 1º ano, de uma escola municipal. \r\nEste artigo retrata um projeto construído por professores alfabetizadores, a partir das formações vivenciadas no município de Belém, ministradas no Centro de Fo A temática irrigada de grandes possibilidades de leitura envolveu textos, músicas, mitos e artes cênicas integrando os alunos a esse grande contexto e a um fazer cotidiano encantador objetivando a aquisição de conhecimentos envolvendo os direitos de aprendizagem da linguagem e da matemática propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Foram desenvolvidas também competências permeadas pelas atividades manuais e corporais numa perspectiva crítica associada à ludicidade respeitando a individualidade de aprendizado do educando.A temática irrigada de grandes possibilidades de leitura envolveu textos, músicas, mitos e artes cênicas integrando os alunos a esse grande contexto e a um faze """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA24_ID2734_29092016215243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA CRISTINA AZEVEDO QUARESMA" "autor_nome_curto" => "LÚCIA QURESMA" "autor_email" => "luquaresma68@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo retrata um projeto construído por professores alfabetizadores, a partir das formações vivenciadas no município de Belém, ministradas no Centro de Formação de professores da Secretaria Municipal de Educação, envolvendo a temática dos 400 anos de Belém, tendo como o Ver o peso, cartão postal do município e parte dessa grande história municipal, assim como também as lendas urbanas tão presentes nesse cenário, uma possibilidade de letramento dos alunos do C1 1º ano, de uma escola municipal. A temática irrigada de grandes possibilidades de leitura envolveu textos, músicas, mitos e artes cênicas integrando os alunos a esse grande contexto e a um fazer cotidiano encantador objetivando a aquisição de conhecimentos envolvendo os direitos de aprendizagem da linguagem e da matemática propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Foram desenvolvidas também competências permeadas pelas atividades manuais e corporais numa perspectiva crítica associada à ludicidade respeitando a individualidade de aprendizado do educando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.