Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A INTERCULTURALIDADE DIANTE DA EDUCAÇÃO PARA UM POSSÍVEL PARADIGMA EMERGENTE EDUCACIONAL

Palavra-chaves: INTERCULTURALIDADE, PARADIGMA EMERGENTE EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT5 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INTERCULTURALIDADE
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Esta pesquisa bibliográfica exploratória possui como questão central a interculturalidade diante da perspectiva da educação, sendo possível estabelecer na potencialidade de criação e mudança do sujeito, proporcionando a formação de uma autonomia coletiva. Para tanto, a educação precisa quebrar alguns imaginários instituídos e que influenciam em significações excludentes para um possível paradigma emergente educacional.. E especificamente visamos contribuir para a discussão da interculturalidade e do paradigma emergente em um contexto educacional. Para embasar nosso trabalho nos fundamentamos em autores como Candau (2008), Castoriadis (1982), McLaren (1997), Moraes (1997), Oliveira (2008), Oliveira (2011), Oliveira (2015).O presente artigo é fruto de uma indagação espistemológica oriunda da disciplina obrigatória de Epistemologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educaç" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT5 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "INTERCULTURALIDADE, PARADIGMA EMERGENTE EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA5_ID3267_30092016222717.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS DA SILVA MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "THAÍS MENDONÇA" "autor_email" => "smendonca.thais@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24910 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 1349 "inscrito_id" => 3267 "titulo" => "A INTERCULTURALIDADE DIANTE DA EDUCAÇÃO PARA UM POSSÍVEL PARADIGMA EMERGENTE EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma indagação espistemológica oriunda da disciplina obrigatória de Epistemologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. 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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo é fruto de uma indagação espistemológica oriunda da disciplina obrigatória de Epistemologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Por termos nos encontrado enquanto pesquisadoras qualitativas, optamos por utilizá-la na metodologia deste trabalho. Esta pesquisa bibliográfica exploratória possui como questão central a interculturalidade diante da perspectiva da educação, sendo possível estabelecer na potencialidade de criação e mudança do sujeito, proporcionando a formação de uma autonomia coletiva. Para tanto, a educação precisa quebrar alguns imaginários instituídos e que influenciam em significações excludentes para um possível paradigma emergente educacional.. E especificamente visamos contribuir para a discussão da interculturalidade e do paradigma emergente em um contexto educacional. Para embasar nosso trabalho nos fundamentamos em autores como Candau (2008), Castoriadis (1982), McLaren (1997), Moraes (1997), Oliveira (2008), Oliveira (2011), Oliveira (2015).

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