Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS.

Palavra-chaves: CARTOGRAFIA TEMÁTICA., CARTOGRAFIA ESCOLAR., GEOGRAFIA. Pôster (PO) GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA
0 of 0
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24789 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 2931 "titulo" => "A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS." "resumo" => "A pesquisa realizada na turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Gomes Leitão na cidade de Marabá-PA, teve como objetivo mostrar a experiência do grupo de graduandos do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. As ações pensadas pelo grupo se dividiram em duas etapas: a primeira focou na apresentação das cinco divisões político-administrativas e de elementos cartográficos essenciais na leitura de mapas temáticos, tais como, título, legenda e orientação a partir do uso de materiais pedagógicos como, mapas, imagens impressas e quebra-cabeças; a segunda focou na aplicação da atividade que objetivou na identificação dos principais elementos cartográficos e espacialização e pintura das regiões pelos alunos. Sabedores da importância da cartografia no ambiente escolar, a temática tem sido aborda com frequência como preocupação do ensino desta ciência e arte (DUARTE, 1991) no Brasil. Essa preocupação recorre às novas formas de ensinar e refletir a cartografia escolar e os conteúdos pertinentes à disciplina de Geografia, principalmente a falta de afinidade que alguns profissionais do ensino têm em relação à cartografia na sala de aula podendo atenuar na má formação de alunos. Dessa forma a ciência cartográfica pode sim ser uma forte aliada na compreensão do mundo, e que a linguagem cartográfica pode evidentemente ser reconhecida como uma linguagem universal (JOLY, 2004).A pesquisa realizada na turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Gomes Leitão na cidade de Marabá-PA, teve como objetivo most" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA TEMÁTICA., CARTOGRAFIA ESCOLAR., GEOGRAFIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA23_ID2931_09092016161541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO EDNAN MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO SILVA" "autor_email" => "pedroednan@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24789 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 2931 "titulo" => "A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS." "resumo" => "A pesquisa realizada na turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Gomes Leitão na cidade de Marabá-PA, teve como objetivo mostrar a experiência do grupo de graduandos do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. As ações pensadas pelo grupo se dividiram em duas etapas: a primeira focou na apresentação das cinco divisões político-administrativas e de elementos cartográficos essenciais na leitura de mapas temáticos, tais como, título, legenda e orientação a partir do uso de materiais pedagógicos como, mapas, imagens impressas e quebra-cabeças; a segunda focou na aplicação da atividade que objetivou na identificação dos principais elementos cartográficos e espacialização e pintura das regiões pelos alunos. Sabedores da importância da cartografia no ambiente escolar, a temática tem sido aborda com frequência como preocupação do ensino desta ciência e arte (DUARTE, 1991) no Brasil. Essa preocupação recorre às novas formas de ensinar e refletir a cartografia escolar e os conteúdos pertinentes à disciplina de Geografia, principalmente a falta de afinidade que alguns profissionais do ensino têm em relação à cartografia na sala de aula podendo atenuar na má formação de alunos. Dessa forma a ciência cartográfica pode sim ser uma forte aliada na compreensão do mundo, e que a linguagem cartográfica pode evidentemente ser reconhecida como uma linguagem universal (JOLY, 2004).A pesquisa realizada na turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Gomes Leitão na cidade de Marabá-PA, teve como objetivo most" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA TEMÁTICA., CARTOGRAFIA ESCOLAR., GEOGRAFIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA23_ID2931_09092016161541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO EDNAN MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO SILVA" "autor_email" => "pedroednan@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A pesquisa realizada na turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Gomes Leitão na cidade de Marabá-PA, teve como objetivo mostrar a experiência do grupo de graduandos do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. As ações pensadas pelo grupo se dividiram em duas etapas: a primeira focou na apresentação das cinco divisões político-administrativas e de elementos cartográficos essenciais na leitura de mapas temáticos, tais como, título, legenda e orientação a partir do uso de materiais pedagógicos como, mapas, imagens impressas e quebra-cabeças; a segunda focou na aplicação da atividade que objetivou na identificação dos principais elementos cartográficos e espacialização e pintura das regiões pelos alunos. Sabedores da importância da cartografia no ambiente escolar, a temática tem sido aborda com frequência como preocupação do ensino desta ciência e arte (DUARTE, 1991) no Brasil. Essa preocupação recorre às novas formas de ensinar e refletir a cartografia escolar e os conteúdos pertinentes à disciplina de Geografia, principalmente a falta de afinidade que alguns profissionais do ensino têm em relação à cartografia na sala de aula podendo atenuar na má formação de alunos. Dessa forma a ciência cartográfica pode sim ser uma forte aliada na compreensão do mundo, e que a linguagem cartográfica pode evidentemente ser reconhecida como uma linguagem universal (JOLY, 2004).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.