Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E IDENTIDADE CAMPESINA: RELATO DAS EXPERIENCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO DE BANANEIRAS/PB

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, FORMAÇÃO, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
0 of 0
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23841 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 245 "inscrito_id" => 1047 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E IDENTIDADE CAMPESINA: RELATO DAS EXPERIENCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO DE BANANEIRAS/PB" "resumo" => "Este trabalho relata as experiências desenvolvidas em projetos de extensão desenvolvidos entre os anos de 2013 a 2015. Seu objetivo consistiu em analisar as ações realizadas nas escolas do campo, através dos projetos de extensão com ênfase na contextualização curricular, que contribuíram para a formação da identidade e o reconhecimento dos sujeitos campesinos. Com o propósito de aprofundar e fundamentar o tema foram utilizados os autores: Lopes e Macedo (2011) para discute o currículo como prática de significação na escola; Hall (2004) para apresenta a discussão sobre identidade cultural na pós-modernidade; Honneth (2003) que introduz a categoria reconhecimento social a partir da indicação de existência de uma gramática moral dos conflitos sociais; Lima (2015) busca refletir sobre as ausências na formação de professores de um currículo que rompa com as perspectivas dominantes e passe para a contextualização e valorização da cultura campesina. O aporte metodológico foi a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os instrumentos para coleta de dados foram os relatórios elaborados, após a realização dos projetos. Como resultados positivos destacam-se a realização de formações continuadas para os docentes de três escolas do campo da região; A construção coletiva e consolidação dos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições; Mudanças significativas na condução do fazer docente a partir da compreensão da necessidade de reconhecimento e construção de identidades que valorizem a cultura campesina. Como limite constata-se a presença intensa da ameaça de fechamento de escolas do campo, na região, pelo poder público municipal.Este trabalho relata as experiências desenvolvidas em projetos de extensão desenvolvidos entre os anos de 2013 a 2015. Seu objetivo consistiu em analisar as açõ" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, FORMAÇÃO, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID1047_09102016235350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA" "autor_email" => "claudiacavn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23841 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 245 "inscrito_id" => 1047 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E IDENTIDADE CAMPESINA: RELATO DAS EXPERIENCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO DE BANANEIRAS/PB" "resumo" => "Este trabalho relata as experiências desenvolvidas em projetos de extensão desenvolvidos entre os anos de 2013 a 2015. Seu objetivo consistiu em analisar as ações realizadas nas escolas do campo, através dos projetos de extensão com ênfase na contextualização curricular, que contribuíram para a formação da identidade e o reconhecimento dos sujeitos campesinos. Com o propósito de aprofundar e fundamentar o tema foram utilizados os autores: Lopes e Macedo (2011) para discute o currículo como prática de significação na escola; Hall (2004) para apresenta a discussão sobre identidade cultural na pós-modernidade; Honneth (2003) que introduz a categoria reconhecimento social a partir da indicação de existência de uma gramática moral dos conflitos sociais; Lima (2015) busca refletir sobre as ausências na formação de professores de um currículo que rompa com as perspectivas dominantes e passe para a contextualização e valorização da cultura campesina. O aporte metodológico foi a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os instrumentos para coleta de dados foram os relatórios elaborados, após a realização dos projetos. Como resultados positivos destacam-se a realização de formações continuadas para os docentes de três escolas do campo da região; A construção coletiva e consolidação dos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições; Mudanças significativas na condução do fazer docente a partir da compreensão da necessidade de reconhecimento e construção de identidades que valorizem a cultura campesina. Como limite constata-se a presença intensa da ameaça de fechamento de escolas do campo, na região, pelo poder público municipal.Este trabalho relata as experiências desenvolvidas em projetos de extensão desenvolvidos entre os anos de 2013 a 2015. Seu objetivo consistiu em analisar as açõ" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, FORMAÇÃO, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID1047_09102016235350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA" "autor_email" => "claudiacavn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho relata as experiências desenvolvidas em projetos de extensão desenvolvidos entre os anos de 2013 a 2015. Seu objetivo consistiu em analisar as ações realizadas nas escolas do campo, através dos projetos de extensão com ênfase na contextualização curricular, que contribuíram para a formação da identidade e o reconhecimento dos sujeitos campesinos. Com o propósito de aprofundar e fundamentar o tema foram utilizados os autores: Lopes e Macedo (2011) para discute o currículo como prática de significação na escola; Hall (2004) para apresenta a discussão sobre identidade cultural na pós-modernidade; Honneth (2003) que introduz a categoria reconhecimento social a partir da indicação de existência de uma gramática moral dos conflitos sociais; Lima (2015) busca refletir sobre as ausências na formação de professores de um currículo que rompa com as perspectivas dominantes e passe para a contextualização e valorização da cultura campesina. O aporte metodológico foi a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os instrumentos para coleta de dados foram os relatórios elaborados, após a realização dos projetos. Como resultados positivos destacam-se a realização de formações continuadas para os docentes de três escolas do campo da região; A construção coletiva e consolidação dos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições; Mudanças significativas na condução do fazer docente a partir da compreensão da necessidade de reconhecimento e construção de identidades que valorizem a cultura campesina. Como limite constata-se a presença intensa da ameaça de fechamento de escolas do campo, na região, pelo poder público municipal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.