O Semiárido e a convivência com esta região trata-se de um processo social que faz-se mister a construção de um trabalho pautado na identidade, no pertencimento para então vislumbrar uma prática social criativa, baseada na cidadania e, sua dimensão política do processo educativo. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi O presente trabalho tem como objetivo, analisar a interação dos alunos participantes do projeto “Educação para convivência com o Semiárido” com a região, destacando o tripé da sustentabilidade (social, econômica e ambiental), relacionando com a escala local, regional e global. Assim, partiu-se do pressuposto de que é relevante a existência de projetos pautados na educação para convivência com o Semiárido, pela própria necessidade de conhecer melhor as potencialidades desta região e, também o desenvolvimento do respeito com os ciclos naturais e, a relevância humana em adaptar-se às especificidades. Para tanto, como procedimento metodológico houve um levantamento bibliográfico e, a construção de um questionário e aplicado com 28 discentes do 1º ano turma “B”. A partir da análise e da construção da síntese foi possível constatar que o projeto desenvolvido pela professora Lucineide Nóbrega Almeida foi relevante para o contexto da escola e da região. Por fim, verificou-se que os discentes participantes se desenvolveram mais no conhecimento do que na construção da identidade com o Semiárido, destacando ainda que os mesmo necessitam conhecê-lo melhor e preservá-lo.