Neste trabalho resgatamos algumas questões da constituição de práticas educativas, que emergem das necessidades e direitos da educação do campo. Essas práticas são tomadas como iniciativas construídas para superar modelos organizacionais e didáticos no currículo escolar. Para desenvolver esta discussão objetivando compreender a dinâmica necessária no desenvolvimento do currículo e das praticas pedagógicas da educação do campo, partimos para efetivação de uma pesquisa bibliográfica, seguida da aplicação e análise de questionário com 02 (dois) professores da Escola Plínio Lemos, município de Prata - PB, localizada no Assentamento Serrote Agudo. Estas reflexões incidiram na perspectiva de problematização sobre a efetivação de propostas alternativas na dinâmica curricular das escolas do campo. Verificamos que o currículo da escola está voltado para a realidade local e colabora muito na formação de uma identidade em que deve está presente o sentimento de pertença dos educandos ao lugar em que vivem. A pesquisa mostrou que as práticas educativas que a escola do campo oferece deve apresentar intensa relação com a comunidade e sua valorização. Na oportunidade da pesquisa asseguramos o quanto é relevante vivenciar um currículo que valorize a universalização do conhecimento e vivência de práticas pedagógicas de respeito e aprendizagem ao contexto local.