O presente trabalho evidencia aspectos relevantes da construção de uma bagagem sociocultural através de narrativas reflexivas voltadas ao ensino de Teatro. Neste relato de experiência procurasse valorizar as relações socioculturais com o outro, ressaltando aspectos da produção coletiva associados ao teatro, destacando, também, o percurso escolar, artístico que contribuíram de forma significativa para ampliação de uma percepção sobre o ensino de teatro e seu processo criativo, enquanto elemento formador. Tomando como teóricos metodológicos: COELHO (2001) com suas propostas sobre as ações culturais no desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas que ajudam na construção da identidade do sujeito; FREIRE (2015) que discute a educação ressaltando o poder que o aluno tem de ler o mundo e o poder de transforma-lo por meio da sua consciência de si, do outro e dos processos naturais e sociais; SHÖN (2001) com o ensino reflexivo que através das nossas experiências podemos ensinar e aprender transformando nossas vivências em conhecimentos. Nessa perspectiva, podemos entender que todo ser humano, a partir do momento que nasce já é inserido em uma sociedade, com parâmetros organizacionais para manter a convivência em harmonia, baseando-se em políticas, culturas, educações e consequentemente surge a possibilidade de (re)corrigir os erros dos nossos processos educacionais e identificar as aprendizagens culturais pertinentes a ponto de ser utilizado para ampliar conhecimentos na universidade. Contudo, acreditasse ser extremamente importante que os sujeitos reconheçam que a realidade é mutável, e, portanto, pode ser alterada por ele, a partir de suas vivências em contato com a sociedade e sua cultura.