O Semiárido brasileiro abrange a maioria dos Estados do Nordeste - Brasil. A região possui o clima como fator de evidência, deficiência hídrica, imprevisibilidade da precipitação pluviometria, altas temperaturas, os solos pouco profundos e desenvolvidos, devido à escassez hídrica e os rios, em sua maioria são intermitentes. O estudo teve por objetivo avaliar o conhecimento dos alunos sobre a temática semiárido. A partir disto, discutir a potencialidade e fragilidade da região em sala de aula. A pesquisa foi efetivada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira, município de Patos - Paraíba. Foi aplicado um questionário no modelo Escala Likert. Amostra, 60 alunos de três (3) turmas de 3º ano do Ensino Médio. Os alunos foram indagados sobre o tema semiárido em sala de aula, a grande maioria mencionou como sendo raramente abordado (48,3%, n=29). Os temas mais satisfatórios, declarados pelos alunos foram, escassez hídrica (25%, n=15) e, fauna e flora (20%, n=12). A maioria não respondeu sobre o seu conhecimento de projetos aplicados a convivência com o semiárido (66,6%, n=40). Projetos de conscientização e tecnologias para reaproveitamento de água (33,30%, n=20) foi mencionado. Portanto, devemos aprender para então conviver, adaptando-se ao meio, construindo relações entre, homem e meio ambiente. Os resultados demonstraram que os alunos não possuíram a devida certeza, ao serem indagados sobre o semiárido, tornando-se fundamental incentivo a construção de sugestões sobre temas ambientais. É de suma importância o repasse dos dados obtidos no estudo aos professores, para inserirem mais discussões sobre o semiárido.