A desertificação constitui um problema ambiental a ser compreendido e enfrentado pela sociedade de distintas nações. No Brasil, os planos de ação, de mitigação e combate à desertificação estabeleceram a educação como uma das principais ferramentas de intervenção social nas áreas susceptíveis ou em processo de desertificação, para a compreensão, convivência e resolução de impasses relacionados a este fenômeno. Contudo, não se tem percebido a efetividade dessas medidas. Assim, este trabalho objetivou obter informações acerca do conhecimento do Processo de Desertificação, de alunos da educação básica de uma escola pública, em área sob desertificação, no Seridó Potiguar. A partir da participação de 70 discentes, verificou-se a falta de consolidação de conhecimentos a respeito do tema, consubstanciado por lacunas relacionadas à conceituação, causas, consequências e medidas mitigadoras, além do déficit de informações a respeito de diferentes realidades ambientais, como das condições ambientais e físico-climáticas da região em que residem. Destarte, constata-se a necessidade de um modelo de educação ambiental que permita uma visão integrada e interdependente do meio ambiente, que seja capaz de superar o senso comum, voltada para a conscientização sobre diversidades ambientais, bióticas e abióticas, regionais e globais, relevantes para a formação de uma consciência crítica, visando à participação cidadã na construção de políticas públicas.