A disciplina de Biologia é frequentemente vista pelos alunos como um conteúdo que deve ser estudado pelo método da memorização, uma vez que são necessários adquirir informações de nomes científicos, funções específicas, entre outros. A idéia de utilizar os conhecimentos vivenciados pelos alunos torna-se uma estratégia viável, pois poderá possibilitar o aluno a aprender de forma espontânea e prática. Tendo em vista que a palma forrageira (Opuntia ficus-indica) é uma cactaceae de grande importância econômica e social para o semiárido paraibano, faz necessário estimular o aluno a conviver de forma harmônica com sua realidade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi inserir a palma forrageira como um recurso para a contextualização de conteúdos didáticos de biologia em sala de aula, visando contribuir para o aumento do conhecimento do aluno de forma dinâmica e participativa. Por meio desse projeto, pretende-se desenvolver a compreensão e a capacidade crítica dos alunos, com relação ao tema proposto. Trata-se de uma pesquisa de análise teórica, que se fundamenta em um trabalho teórico-conceitual elaborado a partir da literatura específica. A partir dos conhecimentos adquiridos com a revisão bibliográfica, elaborou-se um projeto didático direcionado aos alunos especificamente do segundo ano do ensino médio, tornando a disciplina de Biologia mais agradável e estimulando o interesse dos alunos em adquirir novos conhecimentos, assim, os alunos serão capazes de transmiti-los a comunidade em que vivem.
Palavras-chave: Cactácea. Revisão. Projeto didático.