SILVA, José Vinícius Fernandes et al.. . Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/23342>. Acesso em: 17/11/2024 00:45
O professor necessita criar, em sala de aula, situações de aprendizagem nas quais os educandos possam construir o seu próprio conhecimento. Para isso, ele deve utilizar metodologias alternativas como, por exemplo, o Cinema. Este é um importante recurso que desperta interesse e chama a atenção dos estudantes, dinamizando o ensino e contribuindo para a aprendizagem. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é mostrar como o cinema pode ser utilizado como um recurso didático-pedagógico. Este trabalho foi desenvolvido em duas turmas do Pré-Vestibular Solidário (PVS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Centro de Educação e Saúde (CES), durante o mês de Maio de 2016. Ele foi realizado em três etapas: (1ª) Exposição e discussão sobre as principais doenças da população brasileira; (2ª) Exibição do filme “Sonhos Tropicais” e (3ª) Questionário aplicado com 39 estudantes que assistiram à sessão de cinema. Neste questionário havia perguntas abertas e fechadas. Durante a exibição desse filme, a maioria dos estudantes prestou bastante atenção e ficou atenta aos acontecimentos no desenrolar do filme. Pudemos perceber que os estudantes foram unânimes ao afirmarem que os filmes são bons recursos didáticos que ajudam a melhorar o processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, precisa-se que haja uma melhor formação de professores. Os cursos de licenciatura precisam trabalhar com o Cinema e as possibilidades deste como uma ferramenta. E também os professores já atuantes precisam perder seus medos pessoais. Assim, estaremos contribuindo para um ambiente escolar mais agradável e mais lúdico, saindo do tradicional, do lugar comum e indo a caminho de uma nova escola.