UM ESTUDO DE CASO SOBRE O COTIDIANO DOS EDUCADORES E ALUNOS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23308 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 465 "inscrito_id" => 876 "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO SOBRE O COTIDIANO DOS EDUCADORES E ALUNOS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR" "resumo" => "O trabalho intitulado: “Um estudo de caso sobre o cotidiano dos educadores e alunos especiais no ensino regular”, foi orientado pela Profª Drª. Maria Aparecida Barbosa Carneiro do Departamento de Serviço Social Campus I da UEPB. O novo paradigma educacional sugere uma nova escola, aberta para todos os alunos, inclusive para os que possuem necessidades educacionais especiais. Assim, diante destes pressupostos, a pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Campina Grande - PB, com professores que ministram aulas em classes comuns do Ensino Fundamental e que possuem em seu corpo alunos com necessidades educacionais especiais. O estudo teve como objetivo geral analisar o cotidiano dos educadores e seus alunos da rede municipal de ensino de Campina Grande – PB, frente à educação inclusiva. Para consecução do objetivo explicitado acima, utilizamos a metodologia quanti-qualitativa. A opção metodológica pela pesquisa qualitativa levou o pesquisador a utilizar os seguintes recursos investigativos: consultas às fontes bibliográficas, a observação participante, consultas às fontes secundárias e documentais e realização de entrevistas semiestruturadas, por partir de um roteiro básico e não de perguntas padronizadas. A principal perspectiva da pesquisa foi com o conhecimento acumulado acerca da temática e oferecer subsídios para a implementação de políticas públicas de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, SALAS REGULARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID876_19092016152644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILEUDA ARAÚJO COSTA" "autor_nome_curto" => "LEUDA" "autor_email" => "leuda.fe@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23308 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 465 "inscrito_id" => 876 "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO SOBRE O COTIDIANO DOS EDUCADORES E ALUNOS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR" "resumo" => "O trabalho intitulado: “Um estudo de caso sobre o cotidiano dos educadores e alunos especiais no ensino regular”, foi orientado pela Profª Drª. Maria Aparecida Barbosa Carneiro do Departamento de Serviço Social Campus I da UEPB. O novo paradigma educacional sugere uma nova escola, aberta para todos os alunos, inclusive para os que possuem necessidades educacionais especiais. Assim, diante destes pressupostos, a pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Campina Grande - PB, com professores que ministram aulas em classes comuns do Ensino Fundamental e que possuem em seu corpo alunos com necessidades educacionais especiais. O estudo teve como objetivo geral analisar o cotidiano dos educadores e seus alunos da rede municipal de ensino de Campina Grande – PB, frente à educação inclusiva. Para consecução do objetivo explicitado acima, utilizamos a metodologia quanti-qualitativa. A opção metodológica pela pesquisa qualitativa levou o pesquisador a utilizar os seguintes recursos investigativos: consultas às fontes bibliográficas, a observação participante, consultas às fontes secundárias e documentais e realização de entrevistas semiestruturadas, por partir de um roteiro básico e não de perguntas padronizadas. A principal perspectiva da pesquisa foi com o conhecimento acumulado acerca da temática e oferecer subsídios para a implementação de políticas públicas de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, SALAS REGULARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID876_19092016152644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILEUDA ARAÚJO COSTA" "autor_nome_curto" => "LEUDA" "autor_email" => "leuda.fe@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }