PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: AÇÃO EDUCATIVA PARA QUAL INCLUSÃO?
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23229 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1028 "inscrito_id" => 4228 "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: AÇÃO EDUCATIVA PARA QUAL INCLUSÃO?" "resumo" => "Na medida em que a Ciência e a Tecnologia vão sendo reconhecidas pela sociedade como “essenciais” no desenvolvimento econômico, cultural e social, o ensino das ciências, em todos os níveis, foi também crescendo de importância, sendo objeto de inúmeros movimentos de transformação do ensino, podendo servir de ilustração para as tentativas e efeitos das reformas educacionais. Os estudantes, então, passam a estudar conteúdos científicos considerados pela escola “relevantes para sua vida”, no sentido de identificar os problemas e buscar suas soluções. Nesse contexto, surge as chamadas políticas de inclusão social, como os programas do Ministério da Ciência e Tecnologia que a partir da criação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, um departamento de popularização da ciência com programas voltados para a inclusão de jovens que se propôs a apoiar instituições de ensino superior e de pesquisa com bolsas destinadas a estudantes do ensino médio e fundamental, tais como o programa Bolsas de Iniciação Científica – BIC - Júnior. O Programa de Iniciação Científica Júnior da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenado pelo Colégio Técnico da Escola de Educação e Profissional da UFMG/Coltec iniciou-se em 1998 e a partir de 2004 passa a ser apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais/FAPEMIG. Por esse programa já passaram mais de 500 estudantes (entre 15 e 18 anos) de nível médio das redes de ensino Federal e Estadual que se integraram a grupos de pesquisa da Universidade (cerca de 300 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento). Tal abrangência levou para o âmbito da UFMG sujeitos de diferentes grupos sociais, possibilitando o encontro entre estudantes de nível médio, nível médio profissional, graduandos, pós-graduandos e pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento da Universidade. Por meio dos princípios metodológicos da história oral, resgatamos o que os estudantes, pesquisadores orientadores e coordenadores locais das escolas vinculadas participantes - no período de 2007 a 2009 - retiveram na memória referente às expectativas e experiências antes, durante e depois da passagem pelo Provoc na UFMG. No presente trabalho refletimos acerca de parte dos resultados obtidos com a realização do projeto Percursos dos jovens de escolas públicas de ensino médio e profissional no programa de iniciação científica júnior da UFMG no qual analisamos os percursos de socialização e sociabilidade de estudantes de ensino médio e profissional que participaram do Provoc na UFMG no período de 2007 a 2009. Apresentamos, aqui, as análises referentes os enunciados dos estudantes que se referiam aos processos de sujeição/qualificação e os enunciados de distanciamentos. Consideramos ser importante compartilhar nossas reflexões acerca das vivências de socialização e (des)socialização de jovens da educação básica que participaram do Programa de Vocação Científica da UFMG buscando identificar em quais aspectos estes processos se relacionam com processos de inclusão/exclusão social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, ENSINO MÉDIO, SOCIALIZAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID4228_23102016225546.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE BRANDÃO MACHADO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GISELE BRANDÃO" "autor_email" => "giselebrandao.oliveira@gm" "autor_ies" => "COLÉGIO TÉCNICO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23229 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1028 "inscrito_id" => 4228 "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: AÇÃO EDUCATIVA PARA QUAL INCLUSÃO?" "resumo" => "Na medida em que a Ciência e a Tecnologia vão sendo reconhecidas pela sociedade como “essenciais” no desenvolvimento econômico, cultural e social, o ensino das ciências, em todos os níveis, foi também crescendo de importância, sendo objeto de inúmeros movimentos de transformação do ensino, podendo servir de ilustração para as tentativas e efeitos das reformas educacionais. Os estudantes, então, passam a estudar conteúdos científicos considerados pela escola “relevantes para sua vida”, no sentido de identificar os problemas e buscar suas soluções. Nesse contexto, surge as chamadas políticas de inclusão social, como os programas do Ministério da Ciência e Tecnologia que a partir da criação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, um departamento de popularização da ciência com programas voltados para a inclusão de jovens que se propôs a apoiar instituições de ensino superior e de pesquisa com bolsas destinadas a estudantes do ensino médio e fundamental, tais como o programa Bolsas de Iniciação Científica – BIC - Júnior. O Programa de Iniciação Científica Júnior da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenado pelo Colégio Técnico da Escola de Educação e Profissional da UFMG/Coltec iniciou-se em 1998 e a partir de 2004 passa a ser apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais/FAPEMIG. Por esse programa já passaram mais de 500 estudantes (entre 15 e 18 anos) de nível médio das redes de ensino Federal e Estadual que se integraram a grupos de pesquisa da Universidade (cerca de 300 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento). Tal abrangência levou para o âmbito da UFMG sujeitos de diferentes grupos sociais, possibilitando o encontro entre estudantes de nível médio, nível médio profissional, graduandos, pós-graduandos e pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento da Universidade. Por meio dos princípios metodológicos da história oral, resgatamos o que os estudantes, pesquisadores orientadores e coordenadores locais das escolas vinculadas participantes - no período de 2007 a 2009 - retiveram na memória referente às expectativas e experiências antes, durante e depois da passagem pelo Provoc na UFMG. No presente trabalho refletimos acerca de parte dos resultados obtidos com a realização do projeto Percursos dos jovens de escolas públicas de ensino médio e profissional no programa de iniciação científica júnior da UFMG no qual analisamos os percursos de socialização e sociabilidade de estudantes de ensino médio e profissional que participaram do Provoc na UFMG no período de 2007 a 2009. Apresentamos, aqui, as análises referentes os enunciados dos estudantes que se referiam aos processos de sujeição/qualificação e os enunciados de distanciamentos. Consideramos ser importante compartilhar nossas reflexões acerca das vivências de socialização e (des)socialização de jovens da educação básica que participaram do Programa de Vocação Científica da UFMG buscando identificar em quais aspectos estes processos se relacionam com processos de inclusão/exclusão social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, ENSINO MÉDIO, SOCIALIZAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID4228_23102016225546.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE BRANDÃO MACHADO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GISELE BRANDÃO" "autor_email" => "giselebrandao.oliveira@gm" "autor_ies" => "COLÉGIO TÉCNICO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }