O presente trabalho intitulado “Percepção do corpo: transformações e vivências” é um relato dos estudos e experiências do corpo na disciplina SEMINÁRIO: EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS II, oferecida pelo programa de Pos-graduação em Educação da UFRN- Universidade Federal do Rio grande do Norte, campus central e ministrada por docentes doutores vinculados ao programa de pós-graduação desta instituição. No decorrer das aulas, os embasamentos teóricos culminaram com as vivências corporais que desencadeavam as discussões e reflexões acerca do corpo não apenas como estrutura física, e sim como um corpo completo, que passa por transformações constantes e que não está separado do ser. Para compreender este corpo foi realizado o estudo com alguns teóricos, destaco entre eles Courtine (2008), com o estudo sobre as mutações do olhar; Goffman (1988), o sentido que é dado ao estigma, uma análise com os sentidos; Bakhtin (1987), o corpo grotesco e as fontes populares de Rabelais e Merleau-Ponty (1999), concepção fenomenológica de corpo e de aprendizagem. As aulas foram teóricas e práticas, trazendo a cada indivíduo uma reflexão sobre o seu corpo e o do outro. As vivências trouxeram uma percepção sobre o corpo que é movimento, desconstruindo concepções já formadas e trazendo um olhar diferente, olhar este de transformação constante de pensamento e atitudes, olhar de dentro para fora, olhar sem estigma, olhar para a aprendizagem. Fazer parte deste movimento é tornar o corpo essencial para as experiências de aprendizagem, sendo ele lugar de aprendizagem e de mudanças, sejam elas: físicas, conceituais ou atitudinais.