Ao longo dos anos, a história dos grupos étnico-raciais foi marcada por exclusão e discriminação, onde sofreram preconceitos e torturas diversas. Com o passar do tempo, a luta contra o racismo foi se tornando mais intensa, levando esses grupos discriminados a conquistarem direitos. Dessa forma, o racismo foi se tornando um tema gerador no cotidiano escolar. Diante disso, o presente artigo se propõe a fazer uma analise sobre o racismo contido em muitas histórias em quadrinhos, de diferentes épocas e estilos. Tem o intuito de mostrar o quanto a mídia usa dessas historias para, de certa forma, propagar conteúdos racistas. Ademais, muitas dessas histórias em quadrinhos tratam da temática racial de forma superficial que acabam por influenciar na visão de mundo de crianças e jovens. Sabendo da influência dessas histórias e de seus personagens, objetivamos, ainda, abordar como essas histórias são apresentadas ao publico e o impacto que as mesmas e seus super-heróis promovem. Para tanto, a metodologia utilizada para essa pesquisa é de natureza bibliográfica e de análise documental. Como aporte teórico, teremos autores como, Breda (2015), Nunes (2013), Wense (2015), Nascimento (2007) e, ainda, documentos oficiais do Ministério da Educação tais como, a “Constituição Federal de 1988” e as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana”. Com essa pesquisa, é possível inferir o quanto essas histórias específicas dos quadrinhos trazem, em sua essência, um caráter discriminatório, contribuindo, por sua vez, para uma visão distorcida dos grupos étnico-raciais retratados nas histórias.
Palavras-chave: Racismo; História em Quadrinhos; Super-Heróis.