MULHER, NEGRA E POBRE: LITERATURA E QUESTÕES DE GÊNERO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23066 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 2818 "titulo" => "MULHER, NEGRA E POBRE: LITERATURA E QUESTÕES DE GÊNERO" "resumo" => "Este trabalho trata do ensino de literatura inclusivo, preocupado com a inclusão dos direitos humanos nos currículos, no que diz respeito às questões de gênero, etnia e diversidade sexual. Trata-se de experiências percebidas e praticadas em aulas de Literatura Pós-Colonial, disciplina optativa do curso de Graduação em Letras-Inglês, da Universidade Federal da Bahia. Os alunos já haviam cursado todas as disciplinas de Literatura Inglesa e Norte Americana, e o enfoque da disciplina era buscar a visão das comunidades invisibilizadas por valores e práticas hegemônicas. A disciplina inicia com a apresentação e discussão da teoria pós-moderna (MIGNOLO, 2003; HALL, 2003), que nos permite ressignificar o conceito de cânone e de texto literário. Em seguida, analisamos a relevância das histórias de vida de escritores e escritoras excluíd@s como uma prática pedagógica inovadora, visto que segundo Milton Santos (2000) e Boaventura de Souza Santos (2004 apud MOITA LOPES, 2008), as alternativas estão no sul. Finalmente, apresentamos um modelo de análise de obra literária que serve aos propósitos teóricos iniciais. A metodologia constitui-se de um recorte das aulas sobre literatura e questões de gênero (BUTLER, 1990), a partir do estudo da obra A cor Púrpura, de Alice Walker (1989). Na tentativa de descrever traços de feminismo e homoerotismo como identidade performativa de resistência, tomamos como base os fatores socioculturais que caracterizavam o sul dos Estados Unidos de 1909 para questionar como surge a representação simbólica feminina de Celie, uma jovem de quatorze anos, negra e pobre que através do sofrimento toma consciência de sua existência e das possibilidades que o mundo lhe oferece. O desenvolvimento das aulas aponta para o poder transformador da literatura se sobrepondo ao estético, onde novos olhares e novas experiências se confrontam com a ficção, propondo novas ações no mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, ENSINO DE LITERATURA, QUESTÕES DE GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA12_ID2818_11102016105550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RAYMUNDO FIGUEIREDO LINS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "PROF. LINS" "autor_email" => "linsjr2000@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23066 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 2818 "titulo" => "MULHER, NEGRA E POBRE: LITERATURA E QUESTÕES DE GÊNERO" "resumo" => "Este trabalho trata do ensino de literatura inclusivo, preocupado com a inclusão dos direitos humanos nos currículos, no que diz respeito às questões de gênero, etnia e diversidade sexual. Trata-se de experiências percebidas e praticadas em aulas de Literatura Pós-Colonial, disciplina optativa do curso de Graduação em Letras-Inglês, da Universidade Federal da Bahia. Os alunos já haviam cursado todas as disciplinas de Literatura Inglesa e Norte Americana, e o enfoque da disciplina era buscar a visão das comunidades invisibilizadas por valores e práticas hegemônicas. A disciplina inicia com a apresentação e discussão da teoria pós-moderna (MIGNOLO, 2003; HALL, 2003), que nos permite ressignificar o conceito de cânone e de texto literário. Em seguida, analisamos a relevância das histórias de vida de escritores e escritoras excluíd@s como uma prática pedagógica inovadora, visto que segundo Milton Santos (2000) e Boaventura de Souza Santos (2004 apud MOITA LOPES, 2008), as alternativas estão no sul. Finalmente, apresentamos um modelo de análise de obra literária que serve aos propósitos teóricos iniciais. A metodologia constitui-se de um recorte das aulas sobre literatura e questões de gênero (BUTLER, 1990), a partir do estudo da obra A cor Púrpura, de Alice Walker (1989). Na tentativa de descrever traços de feminismo e homoerotismo como identidade performativa de resistência, tomamos como base os fatores socioculturais que caracterizavam o sul dos Estados Unidos de 1909 para questionar como surge a representação simbólica feminina de Celie, uma jovem de quatorze anos, negra e pobre que através do sofrimento toma consciência de sua existência e das possibilidades que o mundo lhe oferece. O desenvolvimento das aulas aponta para o poder transformador da literatura se sobrepondo ao estético, onde novos olhares e novas experiências se confrontam com a ficção, propondo novas ações no mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, ENSINO DE LITERATURA, QUESTÕES DE GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA12_ID2818_11102016105550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RAYMUNDO FIGUEIREDO LINS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "PROF. LINS" "autor_email" => "linsjr2000@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }