SOUZA, Danubia Oliveira De et al.. Ludo das operações matemáticas em libras. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/23057>. Acesso em: 17/11/2024 00:13
O presente trabalho trata-se de uma proposta lúdica para o Ensino de surdos pela componente curricular de Matemática. O Ensino de Matemática é considerado por muitos estudantes como difícil, com isso, fomos à busca de uma alternativa metodológica para o Ensino e aprendizagem de estudantes surdos nessa disciplina. Nessa perspectiva, a utilização jogo Lúdico em libras é um método alternativo que contribuir para o melhor desempenho dos alunos surdos, o jogo tem como função conceber um clima de sedução, desafiando o discente a problematizar e a pensar, proporcionando ao aluno com maior dificuldade de aprendizagem uma nova chance de entender os conteúdos da respectiva disciplina despertando no estudante motivação e interesse pelo conteúdo. O Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas (PDVL – IFPE) tem como objetivo geral desenvolver ações que auxiliem no fomentar do interesse para os cursos de Licenciatura em Química do IFPE – Campus Vitória, o GT de Jogos Didáticos no Ensino de Química vem com o intuito de estimular os discentes com esse meio didático para a disciplina de exatas. Seguimos o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) que é baseada pela Teoria dos Construtos Pessoais (TCP) de George Kelly nas atividades lúdicas a serem desenvolvidas. O jogo “Ludo das Operações Matemáticas em Libras” foi desenvolvido com a finalidade de ajudar estudantes surdos a realizas os quatro tipos de operações matemáticas através linguagem de sinais fazendo com que o aluno da educação básica consiga facilitar de forma lúdica sua aprendizagem. Baseados a cada etapa do CEK, podemos afirmar que a proposta de intervenção com este jogo didático no Ensino de Matemática contribuiu satisfatoriamente no processo de ensino aprendizagem dos estudantes.